Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 10 de agosto de 2011 por Cleide Sales

Sobratema Congresso - “Soluções Concretas para a Formação de Mão de Obra”

Instituto Opus relata em palestra que 90% dos acidentes com máquinas pesadas ocorrem por falha. Leia mais

Apesar da falta de estatísticas sobre o assunto, especialistas em treinamento e segurança do trabalho estimam que 90% dos acidentes de trabalho com máquinas pesadas em obras de infraestrutura decorrem de falha humana. A informação foi destacada numa das palestras do Sobratema Congresso, realizado juntamente com a Construction Expo 2011 e a M&T Expo Peças e Serviços – Feira Latina Americana de Peças e Serviços de Equipamentos para Construção e Mineração, que acontecem em São Paulo até o próximo sábado.

Segundo Wilson de Mello Júnior, em parte, essa realidade dos acidentes com máquinas pesadas se deve a uma séria deficiência na capacitação e treinamento dos profissionais. “Sem treinamento e qualificação, teremos sempre mais acidentes”, diz Mello Júnior, que é coordenador do Instituto Opus, instituto de formação e certificação da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, promotora dos eventos, exatamente para aprimorar a formação profissional dos segmentos de construção e mineração. Segundo ele, boa parte das empresas costuma levar em conta métodos empíricos para selecionar, por exemplo, operador de máquinas.

Para Mello Júnior, o problema em relação a treinamento não está apenas no operador. “Em muitos casos, os gestores falham na hora de supervisionar o preenchimento de um cargo”, diz. Todos os participantes da palestra concordaram que o problema central está na gestão de uma forma geral. “Nosso desafio maior na formação de mão de obra está na área ambiental”, confirma outro palestrante, Ivan Montegnero, responsável pela área de novos projetos da Vale.  Para suprir essa deficiência, ele informou que a Vale desenvolve sete grandes projetos para capacitação profissional de seus funcionários.

Outro destaque foi a palestra do Sr. Tim Whiteman,  CEO da IPAF - International Powered Access Federation, que expôs as maneiras mais eficazes de treinar a mão de obra no setor da indústria da construção, explicando as técnicas por de trás do programa de treinamento para operadores que contribuíram para o seu sucesso pelo mundo inteiro.

Para se registrar no Congresso: http://www.sobratemacongresso.com.br