Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 11 de agosto de 2011 por Cleide Sales

Debate sobre impacto da crise e demanda para peças e serviços

Mais de 150 pessoas compareceram na palestra do consultor Rubens Sawaya e o consultor Brian Nicholson. Leia mais

Com o tema “O Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção” o Sobratema Congresso inicia o terceiro dia com sucesso atraindo mais de 150 pessoas para a palestra. O primeiro palestrante foi o consultor da Sobratema Brian Nicholson,  que baseado em resultado de pesquisas fez uma apresentação sobre a demanda para peças e serviços de manutenção até 2016. “Nos próximos anos, o setor de engenharia e as frotas vão crescer em níveis altos e tudo isso antecede a crise”, explica Brian. E ainda, ressaltou sobre a expansão da mineração com a abertura de minas em todo o território brasileiro, o crescimento no setor de construção residencial, como por exemplo, o programa Minha Casa Minha Vida.

A comercialização interna de equipamentos para construção teve crescimento de 70,5% em 2010 em comparação a 2009, passando de 41.360 unidades vendidas para 70.530 unidades comercializadas. A marca supera em cerca de 38% a alta histórica alcançada em 2008. Para 2011, a projeção é de alta de 10,3%, com cerca de 77.820 equipamentos vendidos.

Em seguida, o palestrante Rubens Sawaya, economista formado pela PUC-SP, apresentou em números o impacto da crise internacional nos setores de construção, agricultura e mineração no Brasil. Destacando também o efeito da crise sobre o mercado de equipamentos, peças e serviços de manutenção. “O maior problema não é a crise mas sim as decisões que as autoridades tomam relação a ela”, destaca Rubens.

Os dados são do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção 2010-2015, compilado pelo quarto ano consecutivo pela SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção.
 
Acesse o link abaixo e fala o dowlound do estudo: