Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 23 de agosto de 2011 por Cleide Sales

Sobratema Congresso debate sustentabilidade, tecnologia, mão-de-obra e projetos ligados à construção

Ciclo de palestras foi realizado simultaneamente às feiras M&T Peças e Serviços e Construction Expo atraindo mais de 1200 participantes. Leia mais

Profissionais, empresas e entidades do setor de equipamentos para construção civil e mineração compareceram em massa ao Sobratema Congresso, evento realizado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, durante as feiras M&T Peças e Serviços e Construction Expo, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo. De acordo com os organizadores o Sobratema Congresso foi considerado um sucesso, realizou 17 conferências ministradas por mais de 20 palestrantes e atingiu um número de 1208 participantes. A programação foi dividida entre palestras e seminários, do qual todos puderam adquirir informações, trocar experiências, debates e esclarecimentos sobre as grandes obras que estão sendo realizadas por todo o País, além de conhecimentos sobre a aplicação de tecnologias inovadoras e sustentáveis no campo da Engenharia Civil e Mecânica nas áreas da construção e equipamentos.
 
 “Infraestrutura urbana e a sustentabilidade” foi o tema da palestra apresentada pelo engenheiro Marcelo Vespoli, da CBCS – Centro Brasileiro de Construção Sustentável, que abordou as oportunidades do sistema da construção civil em colaboração com a eficácia dos edifícios e espaços urbanos. Relacionou o consumo de energia elétrica nos espaços urbanos e qual seria o potencial de redução desse consumo. “Através das soluções da construção civil pode-se chegar a uma cidade ou mesmo país eficiente em termos de consumo”, conclui Vespolli.
 
 

Em seguida, o engenheiro Roberto Lamberts expôs o assunto “Edifício Zero Energia”, dando exemplos como a casa sustentável, criada há 5 anos, a importância de projetos de estádios solares para a Copa do Mundo de 2014 e sobre as novas tecnologias ligadas a energia solar e eólica existentes no mundo.

A Nortec também participou do ciclo de palestras abordando o tema, “Reciclados na Construção Civil” cujo palestrante foi o engenheiro Arthur Granato. Segundo ele, estima-se que no Brasil, a produção de produtos agregados seja da ordem de 500 a 600 milhões de toneladas, porém o consumo ainda é baixo: 3 t/hab/ano, mesmo frente à legislação que incentiva o uso de reciclados.

Outro assunto bastante comentado no Sobratema Congresso foi o andamento das obras para a Copa do mundo de 2014. O engenheiro Flávio Correia D’Alambert da Abcem – Associação Brasileira da Construção Metálica destacou durante a palestra “Cobertura dos estádios – desafios da engenharia de projetos especiais”, que estas obras são apenas o começo para algo muito maior que irá dar visibilidade, trazer tecnologia e propiciar o crescimento da engenharia nacional. “O país vive um momento importante na engenharia, inclusive com a abertura do mercado para captação de mão-de-obra, a partir daí, a necessidade de maior preparo profissional nesta área”, salienta Flávio.
 
 

Dando continuidade neste assunto, o Instituto Opus programa da Sobratema, apresentou em sua palestra “Soluções Concretas para a Formação de Mao de Obra”, de acordo com especialistas em treinamento e segurança do trabalho, devido a falta de qualificação estima-se que 90% dos acidentes de trabalho com máquinas pesadas em obras de infraestrutura decorrem de falha humana. Segundo o coordenador do instituto Wilson de Mello Junior, sem qualificação e treinamento, a tendência é ter mais acidentes. Continuando, Mello aponta que as grandes obras em execução e que serão iniciadas no país nos próximos anos devem exigir a contratação de 70 mil profissionais. “Vamos ter máquinas, vamos ter obras a serem feitas, mas não vamos ter gente treinada”, analisou Wilson. E para isso, o Instituto Opus foi criado pela Sobratema, com o objetivo de aprimorar a formação dos segmentos de construção e mineração no mercado brasileiro.

Para fazer download das palestras acesse o link abaixo: