Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 18 de setembro de 2011 por Cleide Sales

Sobratema lança 5ª edição do Estudo do Mercado Brasileiro 2011-2016

Criado em 2007, o Estudo do Mercado se tornou ferramenta de pesquisa das principais empresas da área de construção, infraestrutura e mineração. Leia mais

Os investimentos nas obras de grande porte têm aumentado a comercialização de equipamentos para construção no país e por isso, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, lançou em 2007 o Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, desde então, é utilizado pelas construtoras, distribuidoras e fornecedores como ferramenta de pesquisa que engloba os equipamentos mais solicitados na área de construção e infraestrutura no país. O estudo faz uma projeção de cinco anos e é atualizado anualmente. Neste ano, o Estudo do Mercado 2011-2016 chega à 5ª edição e já tem data marcada para o lançamento.

O evento acontecerá no dia 23 de novembro, no Espaço Hakka localizado no centro de São Paulo. 
Desde a primeira edição, a compilação conta com as consultorias econômicas do jornalista britânico Brian Nicholson e o professor Rubens Sawaya, da PUC – SP.  De acordo com Brian, o estudo oferece uma visão do potencial do setor de equipamentos, que através dos dados nacionais é possível situar o mercado brasileiro no contexto internacional, em conseqüência, calcular o que o Brasil representa no mercado mundial. “Prever o futuro é perigoso e fica sujeito a muitas incógnitas e por isso, as informações são adquiridas por um conjunto de ferramentas estatísticas que visa entender a relação entre variáveis econômicas através da aplicação de um modelo matemático, isso leva em conta as necessidades dos grandes setores que demandam equipamentos de construção, ou seja, além da construção propriamente dita, avaliamos a agricultura e a mineração”, salienta o consultor.

O Estudo do Mercado oferece uma visão da importância econômica do setor e de políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, além de ser um instrumento útil de planejamento para as empresas do setor. Segundo Brian, nesta edição, o objetivo é saber o comportamento do mercado brasileiro de equipamentos de construção em 2011, pois o setor vem de um período de desempenho problemático.  Subiu mais de 40% ao ano em 2007 e também 2008, depois caiu quase 25% com a crise de 2009 e surpreendeu com um crescimento de 70% em 2010. Em outubro de 2010, os consultores da Sobratema fizeram uma estimativa que em 2011 teria um crescimento moderado, de aproximadamente 10%. “Para obtermos tais resultados buscamos informações de várias fontes, principalmente de empresas e associações de classe. Vamos conferir nossas estimativas nesta edição do Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção 2011-2016”, finaliza Brian.

Mais informações:
sobratema@sobratema.org.br