Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 16 de novembro de 2011 por Cleide Sales

Instituto Opus treina profissionais da Usina Hidrelétrica de Jirau

Instituto consolida credibilidade em uma das obras mais importantes do Brasil. Leia mais

O Instituto Opus – programa da Sobratema – esteve presente numa das obras mais importantes em andamento no país, a Usina Hidrelétrica de Jirau que está em construção no Rio Madeira, a 150 quilômetros de Porto Velho, em Rondônia. O empreendimento é considerado um dos maiores do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e estima-se que a construção injete na economia do país cerca de 42 bilhões de reais em seis anos.

De acordo com o gerente de projetos Geraldo Luiz Dias, da Enesa Engenharia S.A. – empresa contratada em 2010 para realizar a obra e com previsão de término em dezembro de 2014 – com a alta demanda do mercado da construção pesada, profissionais qualificados estão cada vez mais escassos e, por isso, o papel do Instituto Opus foi extremamente importante na formação e capacitação dos profissionais no curso de rigger, realizado pelo instrutor Osvaldo Antonio Biltoveni.  “Os profissionais que estão disponíveis no mercado, em sua grande maioria, não têm qualificação em nenhuma área, e para amenizar este quadro entendemos que o melhor caminho é o da formação constante de mão-de-obra”, afirma Geraldo. 

O Instituto Opus completa 10 anos este ano e se consolida no mercado atingindo a marca de mais de 4 mil profissionais treinados e formados em 370 cursos, atendendo mais de 350 empresas distintas. Segundo o diretor do instituto Wilson de Mello Jr., a realização de cursos em uma obra como a Hidrelétrica de Jirau, aponta que as empresas estão se conscientizando de que os acidentes nas obras serão reduzidos através da educação e de uma formação adequada. Lembrando que de acordo com pesquisa feita nos Estados Unidos, a causa dos acidentes de trabalho envolvendo içamento de cargas, 90% provém de falha humana.

“Nossa principal missão é identificar as necessidades do mercado e buscarmos soluções concretas para a qualificação adequada dos profissionais de nosso país”, salienta Wilson.  Acrescentando que atitudes como a da Enesa, contratando o curso do instituto, demonstram um alto nível de comprometimento para a realização de grandes obras com total segurança.

Usina Hidrelétrica de Jirau

 

Segundo Geraldo Luiz, que também participou do curso de rigger, os critérios para a escolha do Instituto Opus foram fundamentais. “A seriedade demonstrada pela instituição tanto para treinamento teórico quanto para aplicação das avaliações torna-se um diferenciador de qualidade que nos interessa contratar e divulgar para nossos clientes. Além do respeito pela marca Opus que valoriza o certificado dos participantes”, conclui o gerente.

Confirmando a qualidade dos cursos do instituto, mais um desafio foi conquistado este ano, a entidade vem se expandindo e levou seus cursos para treinar operadores do exército brasileiro, além de ter criado o curso de Gestão de Frotas que já certificou mais de 100 profissionais. “A confiança e a credibilidade que o instituto tem perante o mercado nos motiva a cada vez mais aprimorarmos nossos cursos para contribuir na formação de profissionais altamente qualificados nestas operações”, finaliza Wilson.

 

Agenda dos cursos:

Novembro de 2011

21 a 25 - Curso de Supervisor de Rigging - Sede Sobratema

28 a 29 - Curso de Gestão de Frotas. Módulo I - Sede Sobratema

Dezembro de 2011

02 a 10 - Curso de Supervisor de Rigging - Parauapebas - PA

05 a 09 - Curso de Rigger - Sede da Sobratema

12 a 16 - Curso de Supervisor de Rigging - Sede da Sobratema

http://www.sobratema.org.br