Publicado em 27 de novembro de 2011 por Cleide Sales
Jornalistas nacionais e internacionais visitam futuro Estádio do Corinthians e a Linha 4 - Amarela
Sobratema leva jornalistas para conhecer as obras que estão em andamento no estado de São Paulo. Leia mais
Á convite da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, cerca de 40 jornalistas nacionais e internacionais visitaram algumas obras que estão em andamento no país com o objetivo de tomarem conhecimento do crescimento econômico que está sendo desenvolvido no Brasil. As visitas aconteceram nos dias 22 e 23 de novembro, no Estádio do Corinthians e na Linha 4 – Amarela do metrô.
Munidos de máquinas, câmeras de filmagem e bloco de anotações os jornalistas de várias emissoras, revistas e portais chegaram ao futuro Estádio do Corinthians, bastante curiosos. A obra está sob a responsabilidade da Construtora Norberto Odebrecht e foram iniciadas em maio de 2011 com previsão de conclusão para dezembro de 2013.
De acordo com o engenheiro Felipe Pacífico, cerca de 3.500 trabalhadores estão envolvidos nesta obra e pretendem capacitar grande maioria através do projeto Acreditar, da Odebrecht. “Além de capacitar os funcionários também contribuiremos com a sustentabilidade, como a reutilização da água”, conta Felipe.
O estádio terá capacidade para acomodar 48 mil pessoas, em especial para a Copa de 2014 serão disponibilizados 20 mil assentos extras, além de amplos estacionamentos – cobertos e descobertos - com mais de 2.500 vagas. A construtora utilizará materiais pré-moldados como pilares, vigas, lajes e degraus. Além de contar com luxuosos camarotes, lojas e um auditório.
Para o engenheiro Felipe, a obra está ajudando várias famílias com a geração de empregos e valorizando o bairro que está localizado ao lado do metrô Corinthians-Itaquera, na zona leste de São Paulo.
Já na visita à Linha 4 – Amarela do metrô, o interesse dos jornalistas também foi grande, devido a modernidade e tecnologia dos trens, lembrando que em vários estados brasileiros e países ainda não existe metrô ou trem. Os jornalistas compareceram no Pátio da Vila Sônia, do qual a obra ainda está em andamento e também visitaram o CCO – Centro de Controle de Operações.
A linha Amarela vai da estação Butantã até a Luz, com extensão de 14 quilômetros. O trajeto tem a duração de 12 minutos e é totalmente automático, não tem condutor. De acordo com o supervisor geral de operação José Eliseu Melo, o sistema tem praticamente 100% de segurança. “O sistema da Linha Amarela é considerado de primeiro mundo, somente em caso de falta de energia elétrica que não conseguimos resolver o problema, e temos que esperar a luz voltar”, afirma José. Ao final da visita, os jornalistas realizaram todo o trajeto e avaliaram o transporte como positivo.