Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 25 de março de 2012 por Mecânica de Comunicação

Militares participam de curso de Gestão de Frotas em Pindamonhangaba

Conceitos, técnicas e metodologias foram apresentadas durante o curso. Leia mais

No início deste mês, o Instituto Opus ministrou curso de Gestão de Frotas para 46 militares, no 2º Batalhão de Engenharia de Combate, também conhecido como Batalhão Borba Gato, situado em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Esse curso tem como objetivo transmitir conhecimentos essenciais para uma administração racional da frota.

A abertura do curso foi realizada pelo vice-presidente da Sobratema Octávio Lacombe, e contou com a participação de militares em diversos níveis hierárquicos – major, capitão, tenente e sargentos. O curso, de dois dias, foi proferido pelo engenheiro mecânico Norwil Veloso, que é autor do livro “Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis”, editado pela Sobratema.
 
 
De acordo com Wilson de Mello Junior, diretor do Instituto Opus, o conteúdo programático foi desenvolvido para que os militares possam aplicar os conceitos, técnicas e metodologias apresentadas em seu cotidiano de trabalho. Durante o encerramento do curso, os alunos receberam o certificado de conclusão das mãos do engenheiro Hugo José Ribas Branco que serviu neste mesmo batalhão como tenente, em 1964 e na década de 70 quando já estava formado pelo IME – Instituto Militar de Engenharia, como engenheiro de obras.
 
Segundo pesquisa realizada pelo instituto após o curso de gestão de frotas, a maioria dos participantes (90%) avaliou que o curso correspondeu suas expectativas.
 
O Instituto Opus vem ministrando cursos para o Exército Brasileiro desde 2011. Foram mais de 200 militares capacitados nos últimos seis meses.