Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 03 de maio de 2012 por Mecânica de Comunicação

Sobratema Workshop 2012: Proconve P7 deve elevar o custo horário do caminhão em cerca de 7%

Nova legislação ainda está causando preocupações para os usuários de caminhões, relacionadas à distribuição do óleo diesel S50. Leia mais

O custo horário dos caminhões que atendem a norma brasileira Proconve P7 deve ter um aumento em média de 7% em comparação com os veículos anteriores à regulamentação. A estimativa foi apresentada por Claudio Schmidt, membro da diretoria técnica da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, durante o Sobratema Workshop, realizado nesta terça-feira, no Centro de Convenções Rebouças (SP).

“Essa estimativa leva em conta o custo de aquisição do caminhão, que cresceu cerca de 10%, o gasto com combustível, que deve aumentar cerca de R$ 0,12 por litro, o custo do Arla32, cujo preço médio está em R$ 5,00, e o custo de manutenção, cuja alta deve ser em torno de 7%”, explica Schmidt. Para os cálculos foi utilizada a ferramenta de custo-horário da Sobratema e o veículo de comparação escolhido foi um caminhão basculante rodoviário 6x4 36 a 40t, muito utilizado em frotas.

 

No entanto, para compensar esse aumento no custo de operação, Schmidt propõe alternativas para as empresas: redução no consumo de combustível, aumento na produtividade, melhoria na manutenção e redução no consumo de pneus. “Um fator importante em todos esses casos será o operador-motorista, que conduz os veículos”, ressalta. “Treinamento e capacitação podem ser uma saída para otimização desse trabalho”, acrescenta.

Sobre a percepção dos usuários quanto à entrada do Proconve P7, em janeiro deste ano, as maiores dúvidas estão relacionadas ao preço, abastecimento e distribuição do ARLA32. “Por isso, muitos usuários afirmam que o planejamento das viagens está sendo mais detalhado”, finaliza Schmidt.



Revistas M&T e Grandes Construções em tablets e smartphones


Na abertura do Sobratema Workshop, Afonso Mamede, presidente da Sobratema, destacou o lançamento das versões digitais para tablets e smartphones das revistas M&T e Grandes Construções. “Essa tecnologia é pioneira entre as publicações desse segmento”, afirma.
 
Todo o conteúdo editorial, vídeos e galerias de fotos estarão disponíveis gratuitamente para tablets
e smarpthones. Para acessá-los, basta entrar nos sites das revistas (www.revistamt.com.br e www.grandesconstrucoes.com.br) e fazer o download dos aplicativos. “Esse lançamento leva, ainda mais, mobilidade e agilidade para o leitor que precisa de informações a qualquer hora e em qualquer lugar”. A versão impressa e a edição digital no site continuam sendo disponibilizadas.

Além do lançamento das revistas, Mamede ainda apresentou detalhes da M&T expo 2012, que contará com 480 expositores nacionais e internacionais e deve receber 45 mil visitantes de todo o País e do exterior.
 

Proconve P7 mostra o avanço da legislação brasileira

A partir de 2006, a regulamentação brasileira de emissão tem se aproximado da regulamentação internacional mais rigorosa. “O Proconve P7 representa um avanço na restrição dos limites de emissão de poluentes de veículos a diesel”, ressalta o engenheiro Olimpio de Melo Alvares Junior, da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo, palestrante do Sobratema Workshop.
 
Alvares Junior contou um pouco da história da legislação brasileira em termos de emissões de poluentes e explicou que, para haver uma evolução nesse sentido, foi feito um estudo detalhado da poluição do ar em São Paulo e os agentes que mais causaram danos à saúde da população.
O Sobratema Workshop 2012 ainda terá mais duas palestras, ministradas por João Luiz Zarpelão, diretor de vendas da Bosch, e por Sandro Moreira Ferreira, analista de comercialização de logística da Petrobras.