Publicado em 29 de maio de 2012
M&T Expo 2012: Edição histórica da maior feira de Construção e Mineração da América Latina
Foi declarada oficialmente a abertura da feira M&T Expo 2012 – 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração, maior e mais importante feira do setor.
Foi declarada oficialmente a abertura da feira M&T Expo 2012 – 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração, maior e mais importante feira do setor. São esperadas mais de 45 mil visitantes, em uma área de 110 mil m² de área de exposição, 493 expositores, destes 226 internacionais.
Para das boas vindas à feira, o grupo “Meninos do Morumbi” apresentaram um número de dança e cantaram o hino nacional. A solenidade de abertura reuniu grande imprensa, nacional e internacional, além de autoridades do governo, como o secretário de habitação do estado de São Paulo Silvio França Torres, o general do exército Joaquim Maia Brandão, representantes internacionais como o senhor Normando Herreras Hernandez, vice-ministro da construção de Cuba.
O presidente da Sobratema Afonso Mamede ressaltou o crescimento da feira nesta edição, ressaltando um dos pontos fortes, que é a tecnologia, inovando com a inserção do chip eletrônico, a planta interativa, em que o visitante tem a opção de planejar a sua visita nos estandes, além do visitômetro, que possibilita sabermos em tempo real, o número de pessoas que se encontra na feira.
De acordo com o secretário, o total a ser investido no Estado será da ordem de R$ 118 bilhões, de 2012 até 2015. Cerca de R$ 16 bilhões desse montante será aplicado no segmento de transporte, principalmente na conclusão do Rodoanel Leste e na construção de 90% do trecho Norte, além da construção do Ferroanel no entorno da Região Metropolitana. A duplicação da Rodovia dos Tamoios também figura como importante iniciativa no setor viário.
Como promotora do evento, a Sobratema também está comprometida a obedecer a uma série de quesitos que comprovam a adoção de medidas compensatórias dos impactos ambientais decorrentes da M&T Expo 2012. Entre as ações, destaca-se a coleta e destinação correta de todo o material resultante da montagem e desmontagem do evento. Nos cinco dias da feira, está ocorrendo um sistema de coleta seletiva dos resíduos gerados pela visitação, assim como a destinação adequada desse material.