Publicado em 29 de maio de 2012
Sobratema visa sustentabilidade na M&T Expo
A sustentabilidade também está nos planos da M&T Expo 2012, que quer se consolidar como a feira brasileira de menor impacto ambiental.
A sustentabilidade também está nos planos da M&T Expo 2012, que quer se consolidar como a feira brasileira de menor impacto ambiental. Para tanto, desenvolveu um plano estratégico, contendo uma série de iniciativas sustentáveis. A intenção da Sobratema é dar um passo além da simples ideia de calcular o volume de CO2 emitido em todas as fases da realização do evento e providenciar o replantio de árvores que faça a compensação.
Dentre as ações programadas para a M&T Expo 2012, a principal é a concessão de um selo ambiental para os expositores que comprovarem a prática de ações que atenuem a emissão de poluentes decorrentes das atividades realizadas antes, durante e após o evento. Este selo está sendo exposto no estande do expositor, podendo ainda ser usado pela empresa em suas comunicações voltadas ao público de seu interesse. O selo é fruto de uma parceria entre a Sobratema, o Instituto Totum, organismo certificador de ações ambientais, e a Fundação SOS Mata Atlântica.
Como promotora do evento, a Sobratema também está comprometida a obedecer a uma série de quesitos que comprovam a adoção de medidas compensatórias dos impactos ambientais decorrentes da M&T Expo 2012. Entre as ações, destaca-se a coleta e destinação correta de todo o material resultante da montagem e desmontagem do evento. Nos cinco dias da feira, está ocorrendo um sistema de coleta seletiva dos resíduos gerados pela visitação, assim como a destinação adequada desse material.
Ao final da feira, a Sobratema fará um balanço das ações adotadas pela entidade e pelos expositores, calculará o volume de emissões de CO2que a feira provocará, descontará as medidas compensatórias que foram adotadas e fará o plantio de árvores necessário, consolidando a M&T Expo 2012 como um evento “carbon free”.