Publicado em 30 de maio de 2012
Sobratema congresso: Instituto Opus apresenta novas tecnologias
No primeiro dia de palestras do Sobratema Congresso, o Instituto Opus – programa da Sobratema – apresentou as novas tecnologias do setor.
No primeiro dia de palestras do Sobratema Congresso, o Instituto Opus – programa da Sobratema – apresentou as novas tecnologias do setor. O primeiro palestrante, Stefan Dengler, sócio de uma empresa alemã, possui mais de 20 patentes relacionadas à tecnologia de ponta, e um faturamento de cerca de 3 milhões de euros. O tema abordado foi “Sistemas de Shearografia para Pneus OTR”, com o objetivo de fornecer conhecimento, treinamento, confiabilidade e resultados em relação a Ensaios Não Destrutivos (END) por Shearografia aplicados em pneus OTR.
São utilizados softwares para a recauchutagem dos pneus, podendo ser máquinas pequenas, médias e grandes. Segundo Stefan, para alcançar um resultado preciso são necessárias várias informações, tais como: identificação de carga, índice de velocidade e sistema de monitoramento na recauchutagem.
Para realizar a recauchutagem são utilizados soluções de tratamento individuais ligadas à linha de construção. “A primeira máquina OTR que desenvolvemos foi para o exército americano, eles não aceitavam nenhuma falha em seus pneus, por isso, conquistamos a confiabilidade”, ressalta.
Para essa tecnologia é utilizada o laser, através dessa luz que passa por dois feixes e responde a um sistema computadorizado, é um sistema de medição de alta tecnologia.
“Filtramos esses resultados medindo o cumprimento, largura, maciez e detecção automática das anomalias”, afirma Stefan. Todos os resultados são disponibilizados em arquivo ou banco de dados.
O Instituto Opus está há mais de 10 anos capacitando e certificando profissionais do setor de construção.