Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 30 de maio de 2012 por Cleide Sales

A era das novas tecnologias nas empresas

Sobratema Congresso dá início ao segundo dia de palestras com temas atuais e bastante discutidos. Leia mais

 Sobratema Congresso dá início ao segundo dia de palestras com temas atuais e bastante discutidos, com início às 9h00, na sala Oiti, o primeiro tema debatido pela Sobratema foi “Formação de Mão de Obra”. O palestrante Roberto Lerner, diretor do Lerner & Gagliuffi, psicólogo e especialista de intervenção em crise, abordou “O talento no século XXI: A tecnologia virtual e as relações interpessoais e entre gerações nas organizações modernas.

Segundo Lerner, para absorver os benefícios das novas tecnologias é necessário entender e compreender o ser humano, a relação entre mente e pessoa está totalmente interligada. “Quando estudamos o ser humano, com problemas, rico ou pobre, jovem ou mais maduro, através de suas reações podemos compreender as habilidades, pensamentos e quais são as intenções dessa pessoa”, afirma. Para auxiliar no estudo do ser humano, muitas empresas utilizam sensores, que permitem saber quais são as reações das pessoas durante as atividades de trabalho.

Com o surgimento da WEB 2.0 as pessoas mudaram o modo de pensar e agir. Atualmente, diversas empresas adotaram as Mídias Sociais como ferramenta de trabalho, algo que antigamente servia apenas como entretenimento, mas hoje se tornou um potencial instrumento de marketing e comunicação. Dentre as redes sociais mais adotadas pelas empresas estão o Facebook, Twitter, Linkedin, Flickr e Youtube, todas essas redes foram criadas por jovens empreendedores, que estão dominando e inovando a era digital. “As novas tecnologias impactaram na produção e no desenvolvimento das atividades dos profissionais dentro das empresas, por meio do mundo virtual é possível fazer consultas previamente, vendas, estreitar o relacionamento com o seu cliente, além de poder se conectar com pessoas de qualquer parte do mundo”, ressalta Lerner.

Em sua palestra Lerner alerta, que como em qualquer outra situação, também existem os perigos do mundo virtual. “Na internet as pessoas ficam mais livres, falam o que sentem e isso pode se tornar perigoso, fotos publicadas, vídeos, capacidade de memória da pessoa fica mais frágil, existem pessoas que ficam prisioneiras no espaço virtual”, diz.