Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 01 de junho de 2012 por Cleide Sales

Setor da Construção Civil é o que mais cresce

Os consultores da Sobratema Brian Nicholson e o professor do departamento de economia da USP, Rubens Sawaya ministraram as palestras. Leia mais

Estudo de Mercado aponta crescimento de 50% na venda de equipamentos da linha amarela até 2016, e a previsão para o próximo semestre é um aumento de 3%. Esse foi um dos assuntos abordados durante a palestra que aconteceu hoje (01), no Sobratema Congresso – evento acontece simultaneamente à feira M&T Expo – no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.  Através do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, a entidade levou a todos os participantes as perspectivas de crescimento no Brasil para os próximos 7 meses. 
 
Os consultores da Sobratema Brian Nicholson e o professor do departamento de economia da USP, Rubens Sawaya ministraram as palestras disponibilizando dados concretos obtidos através de uma pesquisa minuciosa relacionada a todo o mercado de construção e mineração. 
 
O consultor Rubens Sawaya apresentou o atual cenário da economia internacional. Os Estados Unidos está em um processo de reestruturação que terá um resultado a médio e longo prazo, a taxa de desemprego ainda é alta, andando a passos lentos na recuperação.
 
Na China a economia vem se desenvolvendo, crescendo entre 8% a 9% ao ano. “O país investirá pesado no mercado de alta tecnologia no setor de infraestrutura, ameaçando a economia alemã”, afirma o consultor. 
 
Previsão para os próximos meses
 
Um dos pontos positivos é o crescimento da renda, fruto do crescimento da economia nos últimos anos. Com a redução das taxas de juros dos bancos, o índice de inadimplência vem diminuiu, fazendo com que as pessoas consigam renegociar as suas dívidas. “Os bancos não querem o seu imóvel, o carro ou sua geladeira de volta, mas sim garantir o cliente e diminuir o saldo de devedores em sua carteira de clientes”, destaca Sawaya. 
 
Queda de 22% nos empréstimos realizados pelas empresas. Essa queda deve-se também à antecipação na compra de caminhões no final de 2011, devido ao surgimento da nova legislação – Proconve P7.  O consultor aponta que desde o Brasil está num cenário de desaceleração econômica, em relação ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) o único programa do governo que está crescendo em ritmo acelerado é o projeto “Minha Casa, Minha Vida”, cujo investimento mensal é de R$ 7 bilhões de reais. 
 
Preparativos para a Copa 2014 e Olimpíadas
 
Atualmente 5% das obras para a Copa do Mundo de 2014 foram concluídas, 54% estão em andamento e 41% das obras programadas não foram iniciadas. “Esse é um fato preocupante já que estamos há pouco mais de dois anos deste grande evento mundial”, alerta Rubens. 
O número de vagas em aberto na área da construção civil vem crescendo, as vagas existem mas não tem profissionais capacitados para ocupá-las. “Com a modernização das máquinas e equipamentos do setor, é preciso ter profissionais qualificados”, ressalta.