Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 02 de junho de 2012 por Mecânica de Comunicação

Sobratema Congresso: As rodovias do futuro deverão ter pavimentação de concreto

Com as novas tecnologias, aponta o executivo, as rodovias de concreto ganharam qualidade também no uso. Leia mais

As rodovias do futuro serão todas de concreto, pois é um tipo de pavimento mais adequado para vias de tráfego intenso e, sobretudo, aquelas com trânsito de veículos pesados. O prognóstico foi feito nesta quinta-feira (31) por Ronaldo Vizzoni, gerente nacional de Infraestrutura da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) durante palestra no Sobratema Congresso, realizado concomitante à M&T Expo 2011, que prossegue até sábado (2/6), no Centro de Exposições Imigrantes (SP). “Além de resistentes, têm maior durabilidade e pouca manutenção”, comenta o palestrante.
Com as novas tecnologias, aponta o executivo, as rodovias de concreto ganharam qualidade também no uso – conforto de rolamento, permitem maior visibilidade por reflexão (pelo fato de o concreto ser claro), não provocam aquaplanagem e exigem menor distância de frenagem em relação ao asfalto. Com as novas tecnologias de construção à disposição no Brasil, o tempo de execução e a qualidade do piso são semelhantes ao do pavimento asfáltico. “Em termos de custo, o concreto também é competitivo, sobretudo para rodovias que exigem tráfego pesado. Não é por acaso que o Exército está reconstruindo a BR-101 entre Natal (RN) e Feira de Santana (BA) toda em concreto, diz Vizzoni, lembrando que o concreto é o mais indicado também para corredores de ônibus, BRT, VLT, pistas de aeroporto e vias portuárias.