Publicado em 20 de março de 2012
Negócios S.A
Por Nairo Alméri
Postos com S50
Ainda sobre a questão da frota de caminhões que começa a rodar no país dentro dos parâmetros da Norma Proconve P7 (do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama), ou Euro 5, que regula as emissões de gases, a logística do abastecimento com o diesel S50 e a oferta do aditivo Arla 32 em todo país será uma questão para médio e longo prazos. É o que estima o vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema) , Paulo Oscar Auler, que aponta problemas de adequação pelos proprietários dos postos de gasolina. "Quem tiver um só tanque, precisará optar em abastecer a frota nova ou a antiga. Se for abastecer as duas, terá que investir em outro tanque", comenta.
Frota antiga
Os caminhões das frotas anteriores ao Euro 5 deverão rodar até o ponto de sucateamento. Hoje, o país ainda tem caminhões rodando das frotas das décadas de 1970 e 1980. "Esse caminhão vai continuar rodando até que o governo seja mais exigente, com criação de certificação técnica: aquele que não passar, será sucateado. Hoje existem caminhões caindo aos pedaços pelas ruas. Em outros países, quando se baixa uma nova norma, se dá um prazo para a adequação", observa o dirigente da Sobratema.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade