Publicado em 10 de julho de 2012 por Cleide Sales
Estudo de Mercado terá novidades na edição 2012/2013
O estudo ampliará a sua abrangência, incluindo parte do mercado Latino-Americano. Leia mais
O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção trará uma novidade em sua próxima edição (6ª), que acontecerá no dia 13 de novembro de 2012, no Espaço Hakka, em São Paulo. O estudo ampliará a sua abrangência, incluindo parte do mercado Latino-Americano, em especial, alguns países pré-selecionados. De acordo com o gerente do programa Nelson Costabile, o objetivo é conhecer a forma de funcionamento, tendências, e qual a penetração dos fabricantes de equipamentos instalados no Brasil, e em alguns países da América Latina.
“O Brasil é um centro de produção mundial de equipamentos de construção, tanto para o mercado interno, como para exportação. Estima-se que cerca de 40% em valor das exportações brasileiras de máquinas para construção destina-se ao mercado Latino-Americano, em grande parte devido ao fato de que as grandes construtoras brasileiras executam obras de infraestrutura nesses países, ao mesmo tempo em que esses países também estão implantando suas políticas de investimento em infraestrutura”, destaca Nelson. E acrescenta: “Os países da América Latina também importam máquinas e equipamentos de outros países”.
A Sobratema tomou a iniciativa de aprofundar o conhecimento sobre esse mercado e difundir essa informação, para isso, a entidade conta com as consultorias econômicas do jornalista britânico Brian Nicholson e do professor Rubens Sawaya, da PUC – SP.
O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção divulga a quantidade de equipamentos comercializada durante o ano e faz uma projeção da demanda para cinco anos. Seu público-alvo é o mercado de equipamentos em geral: fabricantes, usuários, fornecedores de peças, componentes e insumos, as financiadoras e associações do setor de equipamentos de construção.
Para obter mais informações: