Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 01 de agosto de 2012 por Cleide Sales

Instituto Opus ministra curso em obra do “Metrô Ipanema”

Cerca de dez alunos participam do curso de operador de guindauto em obra no Rio de Janeiro. Leia mais

Com o objetivo de buscar excelência e enquadrar-se nas normas do governo que obrigam a reciclagem anual dos operadores de equipamentos motorizados, o Instituto Opus realizou o curso de operador de guindauto, no período de 25 a 27 de julho, na obra do “Metrô Ipanema”, no Rio de Janeiro. Segundo o diretor do instituto Wilson de Mello Jr., o curso visa garantir que as operações de içamento de carga sejam realizadas com total segurança evitando acidentes envolvendo pessoas dentro da obra. 
 
Cerca de dez alunos participaram do curso ministrado pelo engenheiro Carlos Galvão Carvalho de Farias, instrutor que atuou como responsável pela certificação de operadores de guindaste OFF-SHORE (plataformas marítimas) para a Petrobras. 
 
Um operador de guindauto está presente em todas as atividades industriais ou empresariais que executem movimentação de cargas, montagem industrial, remoções em geral e construção civil. De acordo com Wilson, o curso capacita os operadores a operar de forma correta, segura e eficiente, uniformizando procedimentos da operação, inspeção e conservação dos equipamentos, colocando em primeiro plano o respeito às normas de segurança. “O lema do Instituto Opus é PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA”, ressalta. 
 
E acrescenta: “É importante que os operadores sempre passem por reciclagens periódicas, pois a falta de reciclagem leva o profissional a cometer falhas que podem causar perdas de vidas humanas”, finaliza Wilson.