Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 13 de agosto de 2012 por Mecânica de Comunicação

Construction Expo 2013 é oficialmente lançada em São Paulo

Feira conta com o apoio das principais construtoras e entidades setoriais do País. Leia mais

Com forte presença de líderes empresariais e representantes dos vários segmentos ligados ao setor da construção foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (9), em São Paulo, a Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura. Promovida pela Sobratema, a feira, que será realizada de 05 a 08 de junho do próximo ano, no Centro de Exposições Imigrantes, irá reunir todos os agentes da cadeia da construção, incluindo fornecedores de serviços, materiais e equipamentos, construtoras, contratantes e entidades setoriais.
 
O evento de lançamento contou ainda com a participação de Fernando Chucre, coordenador do Programa Serra do Mar, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que representou o secretário da Habitação, Silvio França Torres, na solenidade. Chucre enfatizou o apoio da Secretaria à Construction Expo 2013. Adiantou que a participação se dará por meio da montagem de um Salão Temático sobre sustentabilidade, cujo principal destaque será o Programa Serra do Mar, que transfere moradores de área de risco ou de preservação ambiental para conjuntos residências em várias cidades do litoral paulista.
 
Chucre apresentou, durante evento, detalhes do programa. “Já estava nos nossos planos estabelecer uma parceria com a Sobratema, pois para a construção dos conjuntos habitacionais precisamos intensificar o grau de industrialização construtiva empregado nas obras e necessitamos trocar experiência com o setor privado nesse campo”, explica.
 
 
Além do governo do Estado de São Paulo, a Construction Expo 2013 tem o apoio das principais construtoras do País e de entidades que congregam empresas que atuam em várias áreas do setor. “Isso demonstra a importância e o papel que o evento desempenhará na atual conjuntura setorial. Nosso propósito ao idealizar e promover a única feira brasileira a integrar todos os elos da cadeia da construção, é mostrar o que há de mais moderno e tecnológico no setor e debater os principais assuntos que envolvem as tendências que marcarão a área de edificações e obras de infraestrutura no País”, afirma Afonso Mamede, presidente da Sobratema. 
 
A exposição acontece num momento de boas perspectivas na área de infraestrutura, uma vez que recentes medidas anunciadas pelo governo federal indicam aceleração na execução de obras por todo o País, com vistas à realização dos dois grandes eventos programados para os próximos anos, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Prova disso foi a notícia de que o Ministério dos Transportes prepara o que vem sendo denominado de “PAC das Concessões”, a ser anunciado pelo Governo na próxima semana, por meio do qual devem ser oferecidos à iniciativa privada, cerca de 5,7 mil quilômetros de rodovias e 5 mil quilômetros de ferrovias. 
 
Outra medida que reforça o otimismo existente em relação às obras de infraestrutura é um pacote, que recebeu o nome de “BR-Legal”, que prevê licitação da ordem de R$ 4 bilhões em obras para reforçar a sinalização de rodovias em todo o País. Com esse pano de fundo, os organizadores da Construction Expo 2013 avaliam que ela tem tudo para se consolidar como a referência do Construbusiness, proporcionando um ambiente ideal para a realização de negócios em curto, médio e longo prazo. 
 
A comprovação do interesse pela feira no meio é refletida na reserva de espaços para exposições que já começa a acontecer. Segundo os organizadores, durante o lançamento nacional da Construction Expo 2013, cerca de 41% dos 40 mil m2 de área de locação já foram reservadas.

Temas relevantes no Sobratema Congresso

O Sobratema Congresso – Edificações & Obras de Infraestrutura irá debater os temas mais importantes para o setor da construção, sendo palco de difusão de informações e troca de experiências entre profissionais, representantes das principais entidades e empresas do setor. O evento acontecerá simultaneamente a Construction Expo 2013.
 
 
 
 

Resultado da participação das mais representativas entidades nacionais e internacionais, construtoras, fornecedores, universidades e renomados profissionais do setor da construção, o Sobratema Congresso terá uma programação ampla com temas atuais, como: desenvolvimento tecnológico, segurança e conformidade, alinhados às grandes metas setoriais da qualidade e da sustentabilidade.
 
Conselho

Entre as entidades confirmadas para participar do Conselho da Construction Expo 2013 estão: ABCEM - Associação Brasileira da Construção Metálica, ABCIC - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, ABIFER - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, ABRAMAT - Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRAVIDRO - Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, ABRASFE – Associação Brasileira das Empresas de Formas e Escoramentos, ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil, ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, ASFAMAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento, CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CTE - Centro de Tecnologia de Edificações, DRYWALL - Associação Brasileira do Drywall, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, IABr - Instituto Aço Brasil, IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto, INSTITUTO DE EGENHARIA – SP, SINAENCO - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, SINDAREIA – Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo, SINDUSCON-SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, e SINICESP - Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo.
 
O setor da construção é um dos maiores do País. São mais de 110 mil construtoras realizando obras de infraestrutura e edificações em todo o território nacional. Atualmente, o segmento responde por mais de 14% do PIB e 12 milhões de empregos. Segundo estudos da Sobratema, o Brasil terá investimentos da ordem de R$ 1,3 trilhão em infraestrutura, distribuídos nos segmentos de energia, transporte, habitação, saneamento, entre outros. 

Informações: www.constructionexpo.com.br