Publicado em 27 de agosto de 2012 por Mecânica de Comunicação
Instituto Opus cria comissão para boas práticas operacionais em equipamentos da construção
A primeira medida da comissão permanente será sugerir para inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações a função de Rigger. Leia mais
O Instituto Opus, da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, decidiu formar uma Comissão permanente de Engenharia e Segurança para Máquinas e Equipamentos (CESME), com o intuito de uniformizar procedimentos na operação de equipamentos na área de construção, garantindo, por meio de referências de boas práticas, produtividade e segurança, além de redução de acidentes e preservação da vida humana.
A primeira medida da comissão permanente será sugerir para inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) a função de Rigger e reavaliar outras funções existentes nas áreas de içamento e movimentação de carga. “Sugeriremos as responsabilidades e atribuições que um profissional desse cargo precisa possuir, incluindo o tipo de formação, o nível de escolaridade e o conteúdo programático e a carga horária do curso de capacitação”, afirma Wilson de Mello Jr., diretor do Instituto Opus.
Os trabalhos tiveram início neste mês e contou com a participação de sete profissionais da área de equipamentos e/ou segurança das principais construtoras e fabricantes de equipamentos utilizados nos setores: Carlos Gabos, da Odebrecht, Corey Rogers, da Link-Belt, Fernando Mattos, da FCM Engenharia, Gilberto Medina, da Makro, Jacques Iazdi, da BMC, Rafael Lavezzo, da SRO Seguros, e Sergio Arruda, do Estaleiro Atlântico Sul.
De acordo com Mello Jr., outro objetivo é contribuir efetivamente para o aprimoramento das normas reguladoras, resultando em benefícios para todos os profissionais e empresas do setor. “Com o aprofundamento das discussões, pretendemos consolidar e redigir propostas de mudanças nas NRs que serão submetidas ao Ministério do Trabalho e Emprego”, finaliza.