Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 27 de agosto de 2012 por Mecânica de Comunicação

III Sobratema Fórum: Gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de infraestrutura

Evento mostrará os desafios do setor para ser cada vez mais sustentável e produtivo. Leia mais

Os conceitos e as práticas de gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) nas empresas atuantes no setor da infraestrutura não estão totalmente difundidos dentro do segmento e, consequentemente, ainda não atingiram um grau de maturidade, tendo muito potencial de crescimento nos próximos anos. 

De acordo com Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas e da Prittchet Rummler, o Brasil vive atualmente um renascimento da engenharia e da inovação tecnológica. “Temos a oportunidade de sermos um dos principais polos de inovação no mundo. Isso, é claro, se aceleramos nessa direção”, afirma. 

Para isso, o executivo ressalta que é preciso tornar as práticas de P,D&I mais robustas nas companhias da área de infraestrutura, fortalecer as ligações entre as empresas e as universidades e institutos de pesquisa, destacar a inovação nos materiais e técnicas construtivas, ampliar a prática inovadora nos fornecedores e na cadeia produtiva e estruturar os sistemas de gestão da inovação. “Em outras palavras, há uma importante lição de casa para ser feita do lado das empresas”, completa.

No caso do Governo, nos âmbitos federal, estadual e municipal, Pieracciani avalia que os incentivos públicos são importantes e vêm contribuindo para a difusão das práticas de P,D&I no setor. Os instrumentos mais usados pelo segmento são a redução de impostos – Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro – por meio da lei do Bem, e os financiamentos a juros subsidiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). 

“Estamos no caminho certo. A Lei do Bem tem somente cinco anos e ainda não está amplamente difundida e utilizada. Há, certamente, alguns ajustes a serem feitos, principalmente, no entendimento da realidade brasileira na área de P&D em relação ao seu potencial e aos outros países do globo. Porém, o volume de recursos para a engenharia brasileira tende a aumentar”, explica Pieracciani, que será um dos palestrantes do III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura, a ser realizado no dia 30 de outubro, no Centro Fecomércio de Eventos (SP).

Além de apresentar detalhes de como vem se desenvolvendo a prática da inovação nas empresas brasileiras do setor de infraestrutura, Pieracciani também mostrará outras formas de incentivo ainda pouco praticadas nessa área, como os recursos não reembolsáveis de subvenção econômica.

Direcionado a todos os profissionais da cadeia produtiva da construção e das áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura – Tecnologia e Inovação está com suas inscrições abertas. Para participar é só entrar no site oficial www.sobratemaforum.com.br   e clicar na seção “inscrições”. As vagas são limitadas.