Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 28 de agosto de 2012 por Mecânica de Comunicação

Sobratema lança manuais de normatização de equipamentos

Objetivo é contribuir para difusão de informações técnicas e normativas para o setor.Leia mais

A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção iniciou a publicação de uma série de manuais, que consolidam, em um único local, as normas vigentes referentes aos principais equipamentos utilizados nos setores de construção, montagens industriais e mineração. 

O intuito da entidade com essa iniciativa é contribuir para difusão de informações técnicas e legais, que permitam aos empresários e executivos de empresas tomarem, de maneira consciente, decisões referentes à escolha de equipamentos. Intitulado “manual de normatização”, a compilação, que descreve critérios e parâmetros que auxiliam na identificação de não conformidades, têm por base as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e nas normas regulamentadoras da Fundacentro. 

De acordo com Mario Humberto Marques, vice-presidente da Sobratema, o uso de equipamentos que não atendem as normas vigentes pode aumentar os riscos de acidentes com danos pessoais, materiais e ambientais. “Uma série de temas deve ser considerada em um canteiro de obra, desde a fase de concepção do empreendimento até sua entrega, e isso inclui as questões de segurança, de sustentabilidade e de qualidade. Por isso, as companhias buscam utilizar as tecnologias mais adequadas para atender todos esses requisitos e os equipamentos estão inseridos nesse planejamento”, afirma. “Com isso, as máquinas usadas durante a construção, sejam fabricadas localmente ou importadas, devem atender as normas aplicáveis e devem ser compatíveis com a legislação pertinente”, esclarece. 

A Sobratema já publicou manuais para dez equipamentos. São eles: guindaste sobre pneus, retroescavadeira, pá-carregadeira, motoniveladora, trator de esteira, caminhão fora de estrada articulado, caminhão fora de estrada rígido, escavadeira sobre esteiras e rolo compactador estático de pneus e rolo compactador vibratório. “Optamos por compilar um manual para cada equipamento para serem usados como literatura de referência por gestores e usuários”, explica Marques.

O uso e informações adequadas e o treinamento e capacitação do usuário em processos operacionais auxilia na obtenção de uma maior produtividade do equipamento em um canteiro de obra ou em uma área operacional de mineração. Dois itens recorrentes em todos os manuais já lançados referem-se aos aspectos ergonômicos da máquina, que podem influenciar em seu desempenho, e à obrigatoriedade da literatura técnica em idioma português para que o usuário entenda, perfeitamente, como usar adequadamente o equipamento.

Especificamente sobre o equipamento importado, o momento adequado para assegurar o cumprimento das normas vigentes dá-se no desembaraço alfandegário. “Infelizmente os agentes públicos responsáveis pela liberação do bem não dispõem de informações suficientes para saber se um equipamento está em conformidade. Além disso, a verificação de alguns requisitos normativos demandam análises em laboratórios especializados, que requerem tempo e podem ser inviáveis de serem realizados enquanto o equipamento aguarda o desembaraço alfandegário”, finaliza Marques.