Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 17 de outubro de 2012 por Mecânica de Comunicação

Ex-ministro da Fazenda está otimista em relação aos investimentos em infraestrutura

Mailson da Nóbrega é um dos palestrantes do III Sobratema Fórum. Leia mais

O programa de investimentos em infraestrutura, recentemente anunciado pelo governo federal, deve contribuir para o aumento da produtividade e competitividade da economia brasileira, ampliando seu potencial de crescimento, se for adequandamente conduzido. A avaliação resumida sobre as medidas é do economista e ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, um dos palestrantes do III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura – Tecnologia e Inovação, que acontecerá no próximo dia 30 de outubro, na Fecomércio, em São Paulo, uma realização da Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema).
 
Para o ex-ministro, a deterioração da infraestrutura brasileira é uma das principais razões para a perda de competitividade da indústria brasileira e da redução do dinamismo da economia. “O Brasil precisa investir anualmente em torno de 5% do PIB para manter e melhorar a qualidade da infraestrutura, particularmente a de transportes. O setor público investe pouco mais de 2% do PIB, e mal. Daí a importância de atrair capitais e gestão privados para o setor”, observa. Para ele, as recentes medidas “quebram um padrão preconceituoso contra a privatização da infraestrutura, característico do PT, e abre caminho para reduzir os gargalos que inibem o bom funcionamento da logística”.
 
Além de ampliar os investimentos para melhorar a estrutura geral do País, Mailson também entende ser fundamental atacar o problema tributário e dar prioridade a educação fundamental. “O problema é que isso é fácil falar e difícil de fazer”, comenta. A seu ver, a principal reforma necessária para alavancar o crescimento, a tributária, dificilmente sairá neste governo, pois requer mobilização de governadores e lideranças políticas. “Tal liderança não está disponível neste momento”, salienta Mailson, acrescentando que, o que pode continuar saindo são remendos. 
 
Em relação ao preparo e educação das pessoas, o ex-ministro entende que a nação necessita de uma “revolução na educação”. “A resistência das corporações é muito forte e o Brasil ainda não se livrou da ideia de que o melhor é investir em educação superior. Embora isso seja importante, as experiências bem sucedidas mostram que um ensino fundamental e médio de qualidade é a chave para melhorar a qualidade da educação. Aqui, temos uma prioridade invertida”, completa.
 
Apesar dessa situação, Mailson destaca que hoje o Brasil tem uma posição privilegiada no mundo, que pode ajudar no equacionamento de todos esses pontos. Em relação aos efeitos das crises internacionais, o palestrante do III Fórum Sobratema entende que hoje o País é menos vulnerável a crises do que no passado. “Dispomos de um sistema financeiro sólido, estabilidade macroeconômica e um robusto colchão de reservas internacionais, que superam a dívida externa. Somos credores do resto do mundo, uma situação inédita”, finaliza o ex-ministro. 

O III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura – Tecnologia e Inovação, contará com mais sete palestras e é direcionado a todos os profissionais da cadeia produtiva da construção e das áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial www.sobratemaforum.com.br. As vagas são limitadas.