Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 19 de outubro de 2012 por Mecânica de Comunicação

Guia Sobratema de Equipamentos terá versão para tablet e smartphone

A partir deste ano, essa é a nova denominação do Anuário Brasileiro de Equipamentos para Construção. Leia mais.

A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção lançará o Guia Sobratema de Equipamentos em versões para tablets e smartphones, com sistemas operacionais iOS e Android. A novidade será implantada objetivando levar mais mobilidade na tomada de decisão de executivos e empresários do setor ao que se refere à comercialização, locação e utilização de equipamentos. A solenidade de lançamento da publicação será no dia 13 de novembro, no Espaço Hakka, em São Paulo.

A versão para dispositivos móveis contará com as mesmas funcionalidades do DVD que acompanha a edição impressa, excetuando-se o programa que permite realizar comparações entre equipamentos de diversas marcas e modelos. Para ter acesso ao Guia no tablet e no smartphone, basta fazer o download do aplicativo nas lojas iTunes e Google Play, a partir do dia 13 de novembro.

O Guia Sobratema 2012-2014 reúne e organiza informações e especificações de equipamentos nacionais e importados, separados por famílias de produtos, sendo uma ferramenta indispensável para profissionais do segmento. Para esta edição, a Sobratema compilou em 1.033 páginas, informações e dados de 1.672 equipamentos nacionais e importados, de 108 fabricantes diferentes, divididos em 35 famílias. Em comparação com a edição anterior, houve um aumento de 29% na quantidade total de máquinas e de 16,7% no número de empresas. As três famílias que entraram no Guia foram guindaste de torre (grua), bombas de concreto projetado e dumpers / basculante. Esse crescimento revela a entrada de novos players no País e uma maior diversificação da oferta de equipamentos na área. 

De acordo com Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema, o Guia está em constante atualização para oferecer aos profissionais e empresários da construção um instrumento de consulta abrangente, que possibilite elevar a eficiência produtiva no setor, por meio do uso do melhor equipamento para cada tipo de obra. 

Mudança na denominação

O Guia está divido em dois volumes, o primeiro com equipamentos para o setor de terraplenagem, e o segundo com máquinas para concretagem, pavimentação e manuseio de cargas. A atualização de cada volume será bienal, ou seja, a próxima edição contará apenas com a área de manuseio de cargas que será acrescida com as especificações técnicas e modelos de guindastes até 70 toneladas. Para 2014, será lançado o volume com pavimentação, concreto e terraplenagem. “Isso possibilitará que haja um acréscimo, ainda maior, da quantidade de modelos e marcas em cada volume”, explica Auler Neto.

Com isso, a Sobratema decidiu alterar o nome do Anuário Brasileiro de Equipamentos para Construção para Guia Sobratema de Equipamentos. “Como os volumes passam a ser atualizados bienalmente, optamos por uma denominação mais adequada ao tipo de publicação e sua finalidade”, avalia Auler Neto. 

No mesmo dia do lançamento do Guia Sobratema, também, será apresentado o Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, com as projeções do mercado para os próximos cinco anos e a expectativa de comercialização de equipamentos para este ano.

Informações:www.sobratema.org.br