Publicado em 09 de novembro de 2012 por Mecânica de Comunicação
Instituto Opus certificou 188 operadores de equipamentos da Usina Santo Antônio
Objetivo da certificação é capacitar adequadamente os operadores de forma a evitar acidentes na obra. Leia mais
Um grupo de 188 funcionários que opera equipamentos nas obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, que está sendo construída em Rondônia, acaba de passar por um programa de certificação ministrado pelo Instituto Opus, da Sobratema. Foram certificados ou recertificados operadores que trabalham com guindastes, guindauto, operadores de grua e sinaleiros/amarradores armadores. O programa durou 17 dias e foi conduzido pelos instrutores Carlos Galvão Carvalho de Faria, Bergson Farias e Ricardo Sávio. “O principal objetivo da certificação é capacitar adequadamente os operadores de forma a evitar acidentes na obra”, explica Wilson de Mello Junior, diretor do Instituto Opus.
Segundo Mello Junior, a legislação determina que todo operador de máquinas ou equipamentos deve passar, anualmente, por um programa desse tipo, de maneira a comprovar suas habilidade na operação diária de equipamentos. “Estudos apontam que após seis meses de trabalho rotineiro, em média, o funcionário tende a voltar a cometer erros na operação do equipamento. Daí a importância do constante do treinamento e capacitação”, diz.
Além desses profissionais, um grupo de mais 48 colaboradores da Santo Antônio começarão, na segunda-feira, dia 12, um novo programa de certificação, desta vez voltado para operadores de ponte rolante e pórticos.