Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 11 de novembro de 2012

ARQBrasil - Light Steel Framing na Construction Expo 2013

Light Steel Framing na Construction Expo 2013
 
O uso do Light Steel Framing (LFS) se ampliou significativamente na última década no Brasil. Muito usado em países como Estados Unidos, Japão, África do Sul, Austrália e Chile, tem como principais vantagens, a redução no prazo de execução da obra, material estrutural em aço mais leve e com maior resistência à corrosão, durabilidade, maior precisão na montagem de paredes e pisos, desperdício e perda de material reduzidos, custo reduzido e material 100% reciclável e incombustível.
 
De acordo com Catia Mac Cord, diretora do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o sistema de construção seca passou a ser aplicado, não só em residências unifamiliares, mas também em edifícios multiandares, de até quatro ou cinco andares, e em fechamento de edifícios. “Empreendimentos comerciais também têm utilizado o sistema”, afirma.
 
O LSF é uma edificação que utiliza esqueleto estrutural projetado para dar forma e suportar a edificação, sendo composta por elementos leves – os perfis formados a frio (PFF). “Com isso, o sistema acaba confrontando com os tradicionais elementos pesados utilizados no mercado”, avalia Mac Cord. “No entanto, a leveza dos materiais não traz nenhuma desvantagem em relação à segurança ou conforto”, acrescenta.
 
A Construction Expo 2013 irá reunir toda a cadeia da construção, integrando as principais construtoras e entidades do país em busca de soluções para os desafios das obras de edificações e da infraestrutura brasileira. O evento está marcado para 5 a 8/6/2013, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
 
www.constructionexpo.com.br