Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 22 de novembro de 2012

Radar Industrial - Setor de locação contará com espaço exclusivo na Construction Expo 2013

SETOR DE LOCAÇÃO CONTARÁ COM ESPAÇO EXCLUSIVO NA CONSTRUCTION EXPO 2013
 
 O setor de locação de equipamentos vem passando nos últimos anos por mudanças estratégicas para manutenção de sua competitividade. Com a entrada de novos empreendedores, a oferta de equipamentos importados a preços atrativos e de uma série de instrumentos de financiamentos que facilitam a compra de equipamentos fabricados nacionalmente, os empresários da área de rental perceberam que ter a disponibilidade da máquina para atender uma obra não é mais um diferencial.
 
“Hoje, não é o parque de máquinas que vence uma concorrência, é necessário entender realmente a necessidade de nosso cliente e oferecer serviços, atendimento e garantia de manutenção”, explica Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção. “É necessário, ainda, que a locadora tenha capacidade para inovar constantemente, que consiga formar e reter profissionais e que esteja atenta às normas e exigências legais, que se multiplicaram nos últimos anos”, acrescenta.
 
Para mostrar essa nova realidade do segmento da locação, a Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura terá um o Salão do Rental, que contará com a participação das principais empresas desse setor em todo o País. Esse espaço exclusivo já tem o apoio da Apelmat – Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplanagem e Ar Comprimido, da ABELME - Associação Baiana das Empresas de Locação de Máquinas e Equipamentos, e do Sindileq-PE – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco.
 
De acordo com Daniel, essa iniciativa é inédita no setor de locação, por isso a receptividade e aceitação das entidades e das empresas atuantes no mercado estão sendo muito boas. Uma prova disso é que o Salão do Rental já conta com dezenove áreas reservadas, de um total de vinte. “Como existem muitas empresas interessadas, já aumentamos o espaço para comportar essa demanda”, conta.
 
Essa oportunidade é única, segundo Daniel, uma vez que é mostrará a importância de toda a cadeia da locação para o setor de edificações e da infraestrutura. “Os novos participantes desse segmento já trabalham com essa postura de que é necessária uma gestão eficiente do negócio, incluindo termos fiscais, legais e documentais, para continuar atuando de forma competitiva nesse mercado. E os locadores mais antigos também estão com uma maior preocupação com a gestão eficiente de seus negócios”, analisa. “Com o crescimento do número de obras e as boas expectativas na área de infraestrutura, nosso mercado só tende a se ampliar”, complementa.
 
Estimativa da Sobratema mostra que do total de equipamentos de linha amarela vendidos no Brasil, 30% se destinam hoje ao mercado de locação. Há dez anos, esse mercado representava apenas 15% da produção brasileira de máquinas. E a tendência é de aumento dessa participação, apesar de uma momentânea desaceleração ocorrida no primeiro semestre. De acordo com informações das entidades do setor de locação de equipamentos para construção, a estimativa é que o número de locadoras desse segmento seja de aproximadamente 4100 em todo o País.
 
Realizada no Centro de Exposições Imigrantes, entre os dias 5 e 8 de junho de 2013, a Construction Expo 2013 também terá o Salão da Construção Seca, que irá mostrar as aplicações e inovações das cadeias do steel frame e do drywall, o Salão ABCIC da Construção Industrializada do Concreto, Salão de Ferramentas para Construção, Mostra da Produtividade e Competitividade, Salão de Oportunidades de Investimentos em Infraestrutura nos Estados, Salão das Habitações de Interesse Social e Salão da Sustentabilidade e Green Buildings.
 
A exposição apresentará novidades de métodos construtivos, fornecedores de serviços e fabricantes de produtos, matérias-primas, insumos para construção de edifícios residenciais, comerciais, industriais, shopping centers e hospitais e para a execução de obras em rodovias, ferrovias, metrôs, pontes, acessos, terminais de cargas e estaleiros, na área de saneamento, em energia hidrelétrica e eólica, oleodutos e gasodutos, estruturas metálicas, entre outros.
 
As principais construtoras do Brasil e as principais entidades setoriais já anunciaram seu apoio à Construction Expo 2013, que proporcionará um ambiente ideal para realização de negócios a curto, médio e longo prazos.
 
Congresso
 
Simultaneamente à feira, haverá um Congresso que irá debater os temas mais importantes para o setor da construção, sendo palco de difusão de informações e troca de experiências entre profissionais, representantes e empresas desse segmento.
 
Resultado da participação das mais representativas entidades nacionais e internacionais, construtoras, fornecedores, universidades e renomados profissionais do setor da construção, o Congresso terá uma programação ampla com temas atuais, como desenvolvimento tecnológico, segurança e conformidade, alinhado às grandes metas setoriais da qualidade.