Publicado em 30 de novembro de 2012
Valor Econômico Online - Após PIB de 0,6%, fabricantes de máquinas reveem projeção para 2013
Após PIB de 0,6%, fabricantes de máquinas reveem projeção para 2013
Por Ana Fernandes | Valor
SÃO PAULO - Após a divulgação dos resultados “decepcionantes” do PIB brasileiro no terceiro trimestre, a Sobratema, entidade que reúne empreendedores e fabricantes de máquinas da construção civil, vai ter de rever suas estimativas para vendas em 2013. A avaliação é do vice-presidente da Sobratema, Mário Humberto Marques, que é também diretor de suprimentos da Andrade Gutierrez.
O executivo afirmou que o crescimento veio muito abaixo do que todos esperavam e mostrou que a recuperação que se imaginava ter começado na economia, de fato não se iniciou. Na série ajustada do IBGE, o PIB avançou 0,6% do segundo para o terceiro trimestre, quando as expectativas giravam entre 1,1% e 1,2%.
Para Marques, o mais grave foi o desempenho dos investimentos, que recuaram 2% na mesma comparação, no pior resultado desde o primeiro trimestre de 2009. Segundo ele, os dados devem afetar a confiança do empresariado. “Os empresários vão repensar estratégias de investimento e aguardar uma clareza maior para assumir riscos”.
De acordo com anuário da Sobratema, as vendas de máquinas da linha amarela (como escavadeiras, retroescavadeiras e pás-carregadeiras), usadas em obras de infraestrutura, devem fechar com alta discreta de 3% em 2012 em relação ao ano anterior - bem abaixo do que se esperava no início do ano, quando as projeções de alta chegavam a 10%. Para 2013, a entidade projetava recuperação, com estimativa de crescimento de 13% nas vendas dessa linha de equipamento. Agora, os cálculos devem ser refeitos, afirmou Marques.
(Ana Fernandes | Valor)