Publicado em 13 de dezembro de 2012 por Mecânica de Comunicação
Tecnologia inovadora utilizada na M&T Expo 2012 é vice em Prêmio Caio 2012
Credenciamento eletrônico por chip com tecnologia RFID permitiu a identificação de cada visitante em tempo real e de forma automática.
A Cidtech, líder no segmento de gestão e logística de acesso, ficou em segundo lugar, conquistando o jacaré de prata do Prêmio Caio 2012, na categoria "Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias", por implantar na M&T Expo 2012 – 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração, o credenciamento eletrônico por chip com tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), que permitiu a identificação de cada visitante em tempo real e de forma automática, com segurança e qualidade, proporcionando uma melhor experiência ao visitante, por meio da agilidade na entrada e sem intervenção humana.
Para Miguel Silvestre, diretor da Cidtech, receber o prêmio Caio é um importante reconhecimento pela implantação pioneira de uma tecnologia inovadora em uma feira como o porte da M&T Expo 2012, que é considerada o maior evento para equipamentos de construção e mineração na América Latina. “Nós tínhamos um grande desafio, já que a exposição tinha como expectativa inicial receber mais de 45 mil visitantes em cinco dias”, afirma. A M&T Expo 2012 é promovida pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção e contou com a participação de 54.597 profissionais, sendo 2.053 estrangeiros, originários de 71 países, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
De acordo com Afonso Mamede, presidente da Sobratema, o objetivo com a utilização da tecnologia RFID era equiparar a M&T Expo 2012 ao que há de mais moderno e inovador em termos de tecnologia nos eventos internacionais realizados na Europa, Ásia e Estados Unidos. “Além disso, o acesso do visitante foi mais ágil, com redução de tempo de sua permanência na entrada da feira, e a captação e transmissão de dados em tempo real elevaram, ainda mais, a qualidade da informação para nosso expositor, visitante e mercado em geral”, ressalta.
O sistema consistiu na inserção de um chip em todas as credenciais da feira para transmissão, em tempo real, do fluxo de acesso em cada pavilhão da feira. Em todas as entradas e saídas dos pavilhões foi instalado um portal que fará a captação dos dados, por meio da tecnologia RFID. Esses dados foram transmitidos automaticamente para a Central de Operações, que mapeou o posicionamento desses visitantes nos pavilhões.
A contagem e localização das pessoas foram exibidas em videowalls, localizados em diversos pontos dos pavilhões. Para facilitar a visualização, os dados foram mostrados por meio do mapa da feira, que foi dividido em quatro áreas – áreas internas e externas – com o número de visitantes por espaço e número total no evento constantemente atualizado.
“O grande valor agregado foi a agilidade de acesso, permitindo que o tempo de permanência do visitante na entrada do evento reduzisse consideravelmente. Conseguimos obter um controle total de circulação dos visitantes e ainda, apontar os locais de maior fluxo de visitação. A partir desse fato, foi possível definir dentre os pavilhões, as ruas de maior concentração e permanência dos visitantes”, finaliza Silvestre.
O Prêmio Caio® é um produto da Revista EVENTOS, realizado pela Eventos Expo Editores. Única premiação no setor, tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país.