Publicado em 28 de janeiro de 2013 por Mecânica de Comunicação
Sobratema completa 25 anos e ganha nova marca
A mudança em sua marca corporativa destaca o posicionamento alcançado pela entidade. Leia mais
Ao longo dos 25 anos de trabalho, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração tem se dedicado com afinco em prol do desenvolvimento do setor da construção e mineração promovendo ações de cunho técnico, informativo, educacional e mercadológico, o que vem contribuindo para o fomento de toda a cadeia produtiva. Num momento bastante importante, a Sobratema inicia o ano de 2013 lançando uma nova marca. A mudança em sua marca corporativa destaca o posicionamento alcançado pela entidade no setor da construção e mineração no Brasil.
“Esse é o melhor momento para uma mudança em nossa marca”, afirma Afonso Mamede, presidente da Sobratema. “Em 25 anos de atividade, a entidade se expandiu e cresceu em seus diversos segmentos de atuação e, para consolidar isso, precisava de uma nova identidade visual e uma nova assinatura que representassem essa realidade”, acrescenta.
A partir deste ano, a Sobratema passa a ser chamada de Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração. “O antigo nome – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção – não refletia mais o posicionamento atual da entidade, que expandiu sua atuação para outros segmentos dentro da cadeia da construção e da mineração”, explica Mamede.
Exemplificando, Mamede acrescenta que o que consolidou essa nova fase foram os produtos e programas lançados nos últimos anos pela entidade, como a publicação da pesquisa Principais Investimentos de Infraestrutura no Brasil até 2017, que reúne e analisa informações sobre as obras de oito setores da economia nacional, o lançamento da Revista Grandes Construções, em 2009, o Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura, em 2010, o canal CHN – Construção Hoje Notícias, em 2011 e a Construction Expo – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, cuja 2ª edição acontecerá no período de 05 a 08 de junho, deste ano, no Centro de Exposições Imigrantes, que reunirá empresas expositoras de materiais e serviços, nacionais e internacionais, apresentará Salões Temáticos, focalizando novos métodos construtivos, novas soluções tecnológicas e também Grandes Construções que se destacam no cenário nacional, com alto teor de inovações tecnológicas.
Com a nova identidade visual, a logomarca ganhou linhas estilizadas, mais orgânicas e gráficas, cujo formato da letra S, em branco, é uma alusão a uma estrada. Mais leve, moderno e harmônico, o logotipo destaca ainda, outras duas cores: o vermelho, que remete à tecnologia e o cinza, que remete ao concreto.
Além disso, a Sobratema também está reestilizando as marcas de seus programas – CHN, Construction Expo, Construction Congresso, M&T Expo, M&T Congresso, M&T Peças e Serviços, M&T Peças e Serviços Congresso, Instituto Opus, Revista M&T, Revista Grandes Construções, Sobratema Editora, Sobratema Eventos, Sobratema Inteligência de Mercado, Sobratema Missões Empresarias, Sobratema Normalização de Equipamentos e Sobratema Relações Institucionais.
Segundo Mamede, o objetivo é mostrar para o mercado o novo posicionamento estratégico de cada um desses programas. O lançamento e a apresentação oficial dessa nova fase da entidade estão marcados para a segunda quinzena de fevereiro.