Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 31 de agosto de 2010 por Vânia Susaki

Programa Custo Horário é destaque no site e chama atenção de Exército Brasileiro

Após analisar os gráficos do site da Sobratema foi constatado que o programa Custo-Horário foi líder de acessos. Os usuários do programa conseguem informações importantes para fazer planejamento ou orçar as obras. Diante dessa praticidade e com o conceito de qualidade nas consultas geradas pelo Custo-Horário, o DEC – Departamento de Engenharia de Construção – fez uma visita à Sobratema com interesse em conhecer mais sobre a metodologia abordada pelo programa.

De acordo com os gráficos do site do mês de julho, o Custo Horário de Equipamentos liderou o acesso do site, alcançando os 520 cliques. Não é à toa que a metodologia do programa chamou a atenção do Exército, especificamente do Departamento de Engenharia de Construção, o DEC. Nesse mês a SOBRATEMA teve a visita do General Carulla, Coronel Veras e Coronel Boaventura, representantes do DEC, que vieram interessados em associar-se a entidade, saber mais sobre os cursos do OPUS, sobre o Anuário e entender a metodologia aplicada pelo programa.

Em junho também houve o interesse de uma autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), seu diretor geral Luiz Antonio Pagot, através de ofício, solicitou à Sobratema um estudo sobre os custos produtivos e improdutivos de equipamentos. A entidade entregou ao órgão uma análise comparativa das metodologias adotadas pelo DNIT e pela Sobratema no programa Custo Horário de Equipamentos.

O Custo Horário utiliza atualmente uma base de 24 famílias dos equipamentos mais utilizados pela construção, e conta com a colaboração dos mais experientes profissionais do mercado brasileiro, contribuindo para uma precisão maior nos parâmetros adotados.

O programa auxilia as pessoas envolvidas com gestão e manutenção de equipamentos, orçamentação de custos de equipamentos para obras, além de facilitar um comparativo de custos de equipamentos distintos para uma mesma aplicação ou de um mesmo equipamento em diferentes condições de trabalho.

Além dos associados, os únicos com acesso exclusivo ao programa, outros visitantes do site também fazem consultas, inclusive sugerindo o aumento da lista de equipamentos atual. Em breve a associação disponibilizará o acesso dos demais interessados, por um determinado período de tempo, bem como pretende expandir mais as famílias de equipamentos abrangidas pelo programa.