Publicado em 25 de fevereiro de 2013 por Mecânica de Comunicação
O crescimento do mercado de equipamentos para movimentação vertical e trabalhos em altura é resultado de um conjunto de fatores, em especial, aqueles relacionados às normas regulamentadoras e à produtividade. Por um lado, o setor vem evoluindo em termos de legislação, com isso as fabricantes e os usuários precisam atender as exigências requeridas pelas normas NR-18 e NR-35. Por outro lado, essas empresas precisam manter sua competitividade e por isso buscam constantemente máquinas que aumentem sua produtividade operacional.
“Esses bons resultados alcançados pelo segmento nos últimos anos são uma reação do mercado ao desempenho que esses equipamentos estão trazendo para a construção. As obras estão, cada vez mais, com o orçamento enxuto e a produtividade é um fator-chave para a melhor execução do empreendimento, e consquentemente, obtenção de uma maior margem de lucro”, afirma Paulo Oscar de Auler Neto, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração. Segundo dados do Estudo de Mercado da entidade, nos últimos dois anos as vendas de plataformas aéreas no Brasil, por exemplo, cresceram 16% (2011) e 30% (2012).
Para obter o melhor desempenho de um equipamento e, assim, alcançar uma maior produtividade, é preciso conhecer muito bem os diversos modelos de máquinas existentes no mercado nacional. Por esse motivo, a Sobratema realizará no dia 3 de abril, no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo, o Sobratema Workshop 2013, cujo tema central é “Movimentação Vertical e Trabalhos em Altura”.
O evento apresentará ao público a variedade de soluções de equipamentos desse segmento, seus benefícios e suas aplicações. “Ao comprar ou alugar uma máquina, o usuário precisa conhecer os modelos ofertados, suas limitações e as corretas aplicações para que obtenha o melhor resultado possível em sua utilização. Se ele não souber informações técnicas ou de aplicabilidade, pode comprometer a produtividade de todo o projeto”, salienta Auler Neto.
Além de detalhar os tipos de equipamento e suas aplicações, o Sobratema Workshop 2013 ainda abordará o tema legislação, com uma visão do que é exigido atualmente e as mudanças que devem vir futuramente, e a questão da segurança. “As normas regulamentadoras demandam que o usuário siga uma série de diretrizes e precauções com os trabalhos em altura”, diz Auler Neto. Por fim, o evento também discutirá o assunto capacitação, mostrando sua importância e apontado os diversos tipos de cursos disponíveis. “Não adianta possuir o equipamento adequado para aplicação, se a empresa não tiver um profissional preparado para operá-lo corretamente”, finaliza.
Para saber mais sobre o evento, acesse: http://www.sobratemaworkshop.com.br
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade