Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 17 de abril de 2013 por Cleide Sales

Sobratema reúne entidades e empresas do setor de Rental

A Construction Expo mostrará a importância de toda a cadeia da locação para o setor de edificações e da infraestrutura.

O setor de locação de equipamentos está em uma fase crescente no mercado, e embora o momento seja bom, de acordo com Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, ainda há uma série de ações que devem ser feitas para a melhoria do setor, por isso, a Sobratema mostrará essa realidade durante a Construction Expo – Feira Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura, no período de 05 a 07 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. 
 
A feira terá Salões Temáticos, entre eles o do Rental, que já conta com a participação de entidades como a Apelmat – Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplanagem e Ar Comprimido, da ABELME - Associação Baiana das Empresas de Locação de Máquinas e Equipamentos, e do Sindileq-PE – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco e da Sindileq-MG - Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Minas Gerais. "Esperamos contar com o apoio de todas entidades ligadas ao Rental, alem de empresas de mais de 10 estados Brasileiros", afirma o vice-presidente. 
 
Segundo Daniel, o mercado tem mudado e as empresas locadoras também tem que acompanhar esse processo e se atualizar, a Construction Expo será uma oportunidade, já que mostrará a importância de toda a cadeia da locação para o setor de edificações e da infraestrutura.
 
Durante o encontro também foram apontadas algumas dificuldades que o setor tem enfrentado, como a exigência de uma extensa lista de documentos, o contrato, as mudanças que sofre até o fechamento, a falta de mão de obra e endividamento do setor. Eurimilson destaca que estes serão temas à serem debatidos durante o Construction Congresso, que acontece paralelamente à feira e terá uma grade reservada apenas para o setor de locação, que já conta com o apoio de 118 entidades.  
 
“O objetivo é que tenhamos uma visão corporativa para que o setor cresça, assim, poderemos compreender as experiências de cada empresa, respeitando a gestão de cada uma, apontar falhas, propor melhorias e assim promover ações que favoreçam à todos”, aponta Daniel. Os principais desafios, acrescenta Eurimilson, é a valorização do setor, avaliar os riscos que o locador assume, diferenças tributárias, entre outros. “Iremos propor campanhas, conscientizar custos e alinhar ações conjuntas com entidades e empresas”. 
 
A Contruction Expo 2013 também terá o Salão da Construção Seca, que irá mostrar as aplicações e inovações das cadeias do steel frame e do drywall, o Salão ABCIC da Construção Industrializada do Concreto, Salão de Ferramentas para Construção, Mostra da Produtividade e Competitividade, Salão de Oportunidades de Investimentos em Infraestrutura nos Estados, Salão das Habitações de Interesse Social e Salão da Sustentabilidade e Green Buildings.
 
A exposição apresentará novidades de métodos construtivos, fornecedores de serviços e fabricantes de produtos, matérias-primas, insumos para construção de edifícios residenciais, comerciais, industriais, shopping centers e hospitais e para a execução de obras em rodovias, ferrovias, metrôs, pontes, acessos, terminais de cargas e estaleiros, na área de saneamento, em energia hidrelétrica e eólica, oleodutos e gasodutos, estruturas metálicas, entre outros.
 
Em breve as inscrições para o Construction Congresso estará disponível no site. 
 
Mais informações acesse: http://www.constructionexpo.com.br/