Publicado em 22 de março de 2013
Construir Nordeste - Construction Expo 2013 deve atrair inúmeros visitantes de Pernambuco
Construction Expo 2013 deve atrair inúmeros visitantes de Pernambuco
Público esperado é de 25 mil visitantes, oriundos de todo o território nacional e do exterior
O grande número de obras em andamento nas áreas de infraestrutura e edificações nem Pernambuco deve impulsionar a participação de empresários do setor do Estado na Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, que será realizada de 5 a 8 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Em 50 mil m² de área de exposição, será possível conhecer as principais novidades e lançamentos em serviços, materiais e equipamentos que elevem a produtividade e eficiência em uma obra. Entre as áreas que estarão contempladas na feira, destaque para rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, metrôs, arenas esportivas, pontes, acessos, terminais de cargas e estaleiros, saneamento, energia hidrelétrica e eólica, oleodutos e gasodutos, estruturas metálicas, edifícios residenciais e comerciais, shopping centers, hotéis, resorts, hospitais, empreendimentos industriais e universidades, entre outros.
Além de visitantes procedentes de Pernambuco, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, promotora do evento, espera atrair engenheiros, empresários, gestores, investidores e profissionais da cadeia da construção de todo o País e, também, do exterior, em especial da América do Sul. A expectativa é receber um público da ordem de 25 mil pessoas, nos quatro dias de feira.
Salões Temáticos
Uma das características inovadoras da Construction Expo 2013 é contar com dois tipos de Salões Temáticos: Grandes Construções e Sistemas Construtivos, além da área de exposição de empresas. Esses espaços exclusivos formam um amplo panorama da cadeia da construção englobando setores específicos da cadeia, enfatizando a evolução e os benefícios de sistemas construtivos e demonstrando a evolução das principais obras em construção no Brasil.
Os Salões dos Sistemas Construtivos são uma ótima oportunidade para o visitante conhecer o desenvolvimento tecnológico e os benefícios de métodos construtivos e setores da cadeia para a evolução do mercado da construção. O Salão ABCIC da Construção Industrializada do Concreto contará o processo de elaboração dos pré-moldados de concreto, começando pelo projeto, passando pela fabricação até a montagem do sistema, o Salão da Construção Seca, reunirá as cadeias produtivas do Light Steel Framing e do Drywall, o Salão da Construção Metálica – ABCEM, irá apresentar os diferenciais competitivos dos sistemas metálicos para a construção, e o Salão do Rental mostrará a importância da área de locação.
No caso dos Salões das Grandes Construções, o público poderá ter contato com as empresas envolvidas no projeto e receber informações sobre as tecnologias e as técnicas construtivas aplicadas nestas construções e sobre o andamento e evolução dos empreendimentos.
O Salão da Arena Corinthians contará com estandes das empresas fornecedoras e prestadoras de serviço da obra e uma área conceitual, que apresentará a obra em sua sequência construtiva. Serão painéis, vídeos e fotos que retratarão a evolução da construção do empreendimento, desde maio de 2011, com os trabalhos de terraplenagem, passando pelo estágio em que a obra estiver quando do início da Construction Expo 2013, até o resultado final da obra.
O Salão do Porto Maravilha e o Salão do Metrô do Rio de Janeiro também terão estandes das empresas fornecedoras e prestadoras de serviço da obra e uma área conceitual para mostrar o desenvolvimento e tecnologia utilizados em cada obra. Haverá ainda o Salão do Prosub – Programa de Desenvolvimento de Submarinos, entre outras.
Todos Salões Temáticos proporcionam o máximo de interatividade com o visitante, por meio de modernos recursos audiovisuais e tecnológicos, objetivando aproximá-lo da obra, do sistema construtivo ou setor. Com isso, será possível identificar as novas tendências da engenharia, de novos materiais, tecnologias avançadas, métodos construtivos inovadores e recursos voltados para a preservação do meio ambiente.
As principais construtoras do Brasil e mais de 110 entidades setoriais já anunciaram seu apoio à Construction Expo 2013 que, com todos esses atrativos, proporcionará um ambiente ideal para realização de negócios a curto, médio e longo prazo. Simultaneamente à feira, acontecerá o Construction Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura, que irá debater os principais temas do setor.
A última edição da Construction Expo, realizada em 2011 juntamente com a M&T Peças e Serviços – Feira Latino-Americana de Peças e Serviços para Equipamentos para Construção e Mineração, contou com a participação de 25.944 visitantes.