Publicado em 02 de agosto de 2024
Por Redação
O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção estima um crescimento de 3% nas vendas de equipamentos da linha amarela em 2024, alcançando mais de 32,9 mil unidades comercializadas até o final deste ano. Com isso, o mercado deve reverter o resultado obtido em 2023, quando apresentou queda de 18% nas vendas. É importante ressaltar que, desde 2020, quando um novo período de alta nas vendas começou, a média de máquinas comercializadas chegou a 31,9 mil, um ciclo bastante positivo, na visão da Sobratema.
O aumento de 3% em 2024 está relacionado às obras de infraestrutura e do Programa Minha Casa Minha Vida, ao aumento das locações de máquinas, aos movimentos gerados pelo agronegócio e pela mineração e à retomada de aquisição de máquinas no primeiro semestre de 2024. Por outro lado, há desafios para o setor, principalmente, a dificuldade de acesso ao crédito, as altas taxas de juros e inflação, o receio quanto ao aumento da carga tributária com a reforma e o aumento dos custos operacionais, devido à escassez de mão de obra e elevação do preço dos insumos.
Outro problema está ligado à capacitação de mão de obra para as fabricantes de equipamentos, que veem dificuldade para atrair jovens para esse mercado, o que tem levado empresas a investirem cada vez mais em educação, qualificação e capacitação profissional. A Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos (Abimaq) lembra que as máquinas contam com mais tecnologia embarcada, o que exige uma preparação ainda maior dos operadores. Ou seja, é preciso prover treinamento. Por isso, a indústria tem realizado programas sociais de educação com foco em tecnologia, engenharia e matemática para despertar o interesse dos jovens pelo setor.
Mais dados do estudo mostram que:
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade