Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 04 de abril de 2024

Concrete Show Digital - O mercado brasileiro de equipamentos para construção e seus impactos na economia nacional

O mercado brasileiro de equipamentos para construção e seus impactos na economia nacional

Article-O mercado brasileiro de equipamentos para construção e seus impactos na economia nacional

O mercado brasileiro de equipamentos para construção e seus impactos na economia nacional.jpg

Sobratema estima alta de 7% nas vendas de máquinas da linha amarela em 2024. Leia nossa entrevista com Eurimilson Daniel, vice-presidente da entidade!

Redação Concrete Show | 04 Abr, 2024

No canteiro de obras da economia brasileira, onde cada tijolo e viga são peças fundamentais na construção do desenvolvimento nacional, o mercado de equipamentos surge como um elemento vital.

Neste vasto e dinâmico universo, onde máquinas robustas e tecnologicamente avançadas são as ferramentas de transformação, os impactos vão muito além das construções físicas.

Eles ecoam por toda a cadeia produtiva, influenciando desde o desempenho das empresas do setor até os indicadores macroeconômicos que moldam o cenário nacional.

Para falar sobre este assunto, conversamos com o vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), Eurimilson Daniel. Veja mais a seguir!

Expectativas para o mercado de equipamentos para construção em 2024

Eurimilson Daniel abre a entrevista com uma notícia positiva: a expectativa para 2024, de acordo com as projeções do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, é uma alta de 7% nas vendas para o segmento de máquinas da linha amarela.

“O primeiro trimestre, normalmente, é um período de sazonalidade e o comportamento das vendas foi equivalente ao do ano passado, com o mês de fevereiro com resultados melhores”, conta o entrevistado.

“Em termos positivos, neste ano, estão a queda de juros e as ofertas atrativas feitas pelos fabricantes de equipamentos. Já em desafios, posso citar o limite de crédito por parte dos bancos, devido ao aumento da inadimplência; e o agronegócio, com a quebra da safra”, comenta.

Trazendo diversas experiências e inovações para o setor, a 15ª edição do Concrete Show promete três dias intensos de muito conteúdo qualificado, networking e negócios. Marcas nacionais e internacionais apresentam seus lançamentos e novas tendências com as melhores soluções para o setor. Faça a sua inscrição gratuita!

Os principais desafios enfrentados pelo setor atualmente

Sobre os desafios enfrentados pelo mercado brasileiro de equipamentos para construção, Eurimilson Daniel cita 3 principais: 

“Além do crédito, o cenário político e a falta de mão de obra são outros desafios enfrentados pelo setor”.

Ele acrescenta que, para destravar questões para que o mercado possa andar mais rapidamente, ainda precisam ser resolvidos diferentes desafios internos. 

O impacto das novas tecnologias no mercado de equipamentos para construção

Conforme o vice-presidente da Sobratema, atualmente, as tecnologias voltadas para o trem de força da máquina estão bem consolidadas e impactam positivamente o setor.

“Alinhadas ao conceito ESG (Environmental, Social and Governance), as tecnologias buscam elevar a segurança, a produtividade e a qualidade da operação. Elas fazem parte das decisões de investimento, inclusive”, ressalta.

Tecnologias de controle mais avançadas e programações autônomas, de acordo com Daniel, já podem ser vistas em implementação por grandes empresas. 

“Outras tecnologias, como sistemas de gestão e relacionamento, também estão no dia a dia das empresas, com avanços de produtividade e ganhos de segurança”, completa.

Iniciativas para promover a sustentabilidade na indústria da construção

Com a busca cada vez mais por um planeta voltado à sustentabilidade, o especialista explica que é possível ver empresas exigindo a aplicação de máquinas mais novas, que emitem menos gases poluentes e trazem mais segurança ao operador.

“A sustentabilidade também engloba a questão econômica, além da social e ambiental, e nesse aspecto também vemos o setor aplicando métodos de gestão e compliance”.

Como tornar o mercado brasileiro de equipamentos para construção mais competitivo

O mercado brasileiro de máquinas para construção é um setor dinâmico e vital que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na infraestrutura do país, sendo, inclusive, bastante competitivo.

“Entretanto, temos conjunturas macroeconômicas que trazem desafios para o aumento da competitividade, como as questões tributárias e trabalhistas. Esperamos que a reforma tributária contribua para diminuir cenários diferentes de tributação”, anseia Daniel.

Outro ponto destacado pelo entrevistado está na educação, uma vez que é preciso qualificar as pessoas para que elas possam estar preparadas para o mercado de trabalho.

“A educação básica é importante nesse processo. Além disso, a segurança pública é outra questão a ser trabalhada, assim como a saúde. Isso significa que é importante agir em 3 cenários – econômico, político e social – para que a competitividade do setor possa ser ainda maior”, conclui Eurimilson Daniel.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.