Publicado em 02 de maio de 2024
2 de maio de 2024
Valor representa 25% do estimado pelo mercado de equipamentos para 2024
Redação TranspoData
A M&T Expo 2024 – part of bauma NETWORK gerou expectativa de negócios da ordem de R$ 9 bilhões, o que representa aproximadamente 25% das vendas estimadas para o ano no mercado de equipamentos para construção e mineração. A edição anterior da feira, em 2022, estimou negócios de R$ 2,8 bilhões.
O evento ocorreu de 23 a 26 de abril, no São Paulo Expo, reunindo mais de 500 marcas expositoras de países que apresentaram centenas de lançamentos de equipamentos da linha amarela, de movimentação de cargas e de concreto e asfalto, além de fornecedores de peças, componentes e serviços nacionais e internacionais. Mais de 67 mil visitantes de 80 países percorreram os 84 mil m² de área de exposição
Rolf Picker, CEO da Messe Muenchen do Brasil, organizador da feira, destacou que a feira evidenciou a importância do mercado de máquinas para o desenvolvimento socioeconômico da América Latina. “Essa expectativa mostra o otimismo do setor e a confiança de que serão concretizados os investimentos programados para infraestrutura para os próximos anos”, reforçou.
Na avaliação de Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), parceira institucional, a M&T Expo é o ponto de encontro do setor e mostrou o apetite do mercado para aquisição de lançamentos e inovações em equipamentos. “Neste ano, o cenário é positivo para o setor, uma vez que estão projetadas novas concessões de infraestrutura e obras das prefeituras, estados e União”, afirmou.
Para Thaisa Miyasaki, gerente da M&T Expo 2024 , o sucesso da feira ratifica seu papel para a aplicação de novas tecnologias no setor, fomentando a produtividade, sustentabilidade, eficiência e competitividade para os mercados de construção e mineração. “O evento ainda tem uma contribuição fundamental no que diz respeito às tendências e à disseminação de conhecimento, por meio dos seminários, painéis, fóruns e congressos, promovidos ao longo dos quatro dias”, acrescentou. Nesse sentido, foram 72 horas de conteúdo, com a participação de mais de 100 especialistas do setor.
“As expectativas foram superadas. Conseguimos fechar três negócios com empresas do exterior e outras vendas com clientes do Brasil”
Jean Kelvin Silva, gerente comercial da Bomag
“Como muitos negócios se concretizam após a feira, estamos com as perspectivas de computar vendas 20% superiores a 2018, mantendo a média da taxa de conversão de 40%”
Maurício Moraes, gerente de marketing da Case
“Expectativas superadas em relação aos expositores e visitantes, que vieram de todos os estados e da América Latina. Em comparação a 2022, os negócios foram melhores e parte (20%) foi paga à vista, mas o maior volume acontece no pós-feira. Foi também a oportunidade de a empresa se apresentar com sua nova marca, Develon, antes Doosan”
Leandro Yokoti – gerente de vendas da Develon
“A expectativa de fechar negócios foi superada. Estamos saindo da feira com negócios fechados, novos leads e novas oportunidades. Tivemos muitas surpresas, alguns negócios passamos para a sede para dar agilidade ao processo de venda”
Júlia Carvalho, da área comercial Fiori do Brasil
“Foram mais de 100 contratos assinados em diferentes linhas de negócios. Todas as oportunidades de relacionamento com o cliente são muito importantes”
Fernando Cassiano, gerente de marketing da GHT
“As empresas chegaram com interesse para compra, mesmo com a economia não tão boa. Porém, o cenário comparado a países europeus e os Estados Unidos é mais efervescente e isso traz confiança em fazer negócios na construção civil. A M&T Expo 2024 superou as expectativas e esperamos vender mais na próxima edição”
Michele Vitulano, gerente global comercial e de marketing da Indeco
“Esta edição foi muito produtiva em aspectos comerciais, inclusive porque o mercado está muito bom em pavimentação, construção civil e obras de infraestrutura. Nossa expectativa está superada em cerca de 15% em pedidos e, após a feira, ainda pode aumentar muito”
Felipe Vier, diretor comercial da Müller
“Esta edição surpreendeu, com cerca de 100 pessoas como potenciais clientes e fornecedores. Mais de 20 contratos foram fechados e espera-se o fechamento de prospecções nos próximos 30 dias. Estamos com uma sensação de dever cumprido. Esperávamos impacto de marca, presença, mas não tantos fechamentos”
Diego Dalla Corte, coordenador de marketing LATAM Palfinger
“Foram cerca de 25 contratos fechados, todos com compradores brasileiros, com destaque para São Paulo com maior participação”
Marco Waikamp, diretor de produtos da TKA
“Somente no primeiro dia, fechamos contratos que chegam a R$ 20 milhões, com vendas para empresas de São Paulo e Santa Catarina”
Rodrigo Kazuma – gerente da unidade de negócios de concreto da Zoomlion
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