Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 16 de agosto de 2024 por Mecânica de Comunicação

Diretor da Sobratema participa da celebração de 65 anos do Sinicon

O Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura (SINICON) celebrou 65 anos no dia 13 de agosto, no B Hotel, em Brasília. A comemoração reuniu mais de 200 pessoas e contou com a presença de autoridades e lideranças setoriais, incluindo o diretor de Relações Institucionais da Sobratema, Carlos Alberto Laurito. 

Segundo o presidente do Sinicon, Cláudio Medeiros, o encontro chega em um momento desafiador para o Brasil após anos de desinvestimento. “O Brasil aprendeu que só existe crescimento econômico com investimentos públicos em infraestrutura. Precisamos voltar a valorizar a engenharia brasileira”, resume.

"O SINICON, representando as empresas da engenharia brasileira, que é reconhecida mundialmente, tem prestado importantes serviços para o setor da engenharia pesada e da infraestrutura, tendo um papel fundamental para o desenvolvimento do país. Nos orgulhamos muito dessa área e parabenizamos a entidade por esta data", destacou Laurito. 

Durante o evento, o presidente da Inter.B, Claudio Frischtak, apresentou o estudo “A Modernização da Infraestrutura no Brasil: desafios e propostas”, que mostrou que o Brasil não investiu sequer 2% do PIB em infraestrutura de 2022 a 2024. Desses investimentos, dois terços são provenientes do setor privado.Segundo Frischtak, as maiores deficiências visualizadas são em obras de transportes e saneamento básico. Atualmente o estoque de capital do segmento representa 35,5% do PIB. O economista avalia que para atingir o ponto ideal, este número deveria ser de 60%, patamar que o Brasil só atingiria investindo cerca de 4% do PIB nos próximos 25 anos, com uma expansão anual dos investimentos em cerca de 0,2%.

O evento contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e lideranças setoriais de todo o país. Participaram o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marcus Cavalcanti, e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, 

Na abertura do evento,  estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços; Ricardo Alban, o Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Marcus Cavalcanti, Secretário Especial do PPI e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da BRASINFRA.