Publicado em 23 de maio de 2013 por Mecânica de Comunicação
Construction Congresso: Uso do alumínio tem revolucionado a arquitetura contemporânea
Seminário da ABAL apresentará a versatilidade de aplicações desse metal e seu diferencial competitivo.
A ABAL – Associação Brasileira do Alumínio participará do Construction Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura, promovendo o seminário Aplicação do Alumínio na Arquitetura Contemporânea, no dia 6 de junho, a partir das 9h, na Sala Cedro. O objetivo principal do evento é apresentar a versatilidade de aplicações do alumínio e o diferencial competitivo do material em relação ao desempenho técnico-construtivo dos produtos utilizados na arquitetura contemporânea.
Para a arquiteta Magda Reis, integrante do Comitê de Mercado de Construção Civil da ABAL e palestrante no Seminário, a participação no Construction Congresso é fundamental para a difusão do alumínio como material de ampla aplicação na construção civil. “O uso deste metal tem revolucionado a arquitetura contemporânea nos últimos anos”, ressalta.
Durante sua apresentação, Magda abordará assuntos relacionados às normas específicas para o uso do alumínio em empreendimentos e na arquitetura contemporânea, mostrará as tecnologias inovadoras que vêm sendo aplicadas no Brasil e no exterior, além apresentar os conceitos de sustentabilidade que norteiam os produtos de alumínio para a construção civil.
De acordo com a arquiteta, a aplicação do alumínio na construção está aumentando progressivamente, particularmente no Brasil, na medida em que se consolida o aquecimento desse setor. As principais razões para esse crescimento são o desenvolvimento de sistemas construtivos de alumínio com qualidade certificada, conforme normas técnicas vigentes; o alto nível de organização do setor, que engloba toda a cadeia produtiva, incluindo: produtores, fornecedores e prestadores de serviços; a diversidade de aplicações; e a excelente relação custo-benefício na utilização do material.
Entre os principais benefícios do alumínio na arquitetura e construção, Magda destaca: a durabilidade; a leveza, que possibilidade a rapidez e facilidade na montagem; a funcionalidade, por possuir várias tipologias diferentes; o desempenho técnico-construtivo, que pode ser comprovado pela resistência mecânica à corrosão; a estética valorizada e apreciada; o baixo custo de manutenção; e o material ser reciclável.
“O alumínio é muito versátil, podende ser aplicado de diversas formas. Atualmente, existem produtos para esquadrias, fachadas, coberturas, revestimento, box, divisórias, forros, luminárias, gradis, portões, brises e persianas. Há ainda a aplicação do material no setor imobiliário, para áreas urbanas, para coletores e aquecedores solares, para painéis térmicos e/ou fotovoltaicos, para estrutura espaciais, para infra estrutura, entre outros”, exemplifica Magda.