Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 05 de junho de 2013 por Mecânica de Comunicação

Construction Congresso: Abendi destaca a importância dos estudos não destrutivos

Entre os principais END, destacam-se o visual, ultrassom, líquidos penetrantes, partículas magnéticas e análise dimensional. Leia mais

O engenheiro Antonio Luís de Oliveira Aulicino, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), em sua participação no Construction Congresso, que vai de hoje (5) até o dia 7 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, destacou a importância dos estudos não destrutivos (END) e a sua presença marcante nos mais diversos setores e no dia a dia das pessoas. Entre os principais END, destacam-se o visual, ultrassom (inclusive em 3D), líquidos penetrantes, partículas magnéticas e análise dimensional. São testes que verificam as condições físicas e de funcionamento de equipamentos, componentes e estruturas sem comprometer sua integridade (não destrutivos, portanto).

A Abendi, segundo ele, é uma entidade com 24 anos de funcionamento, que é reconhecida nacional e internacionalmente. Possui cerca de 5 mil profissionais associados e 200 empresas. Contribui para a formação e treinamento de pessoal (através de cursos regulares, especiais e customizados), definição de normas técnicas de ensaios e publicação de diversos veículos e livros técnicos. Em 2012, foram desenvolvidos 200 cursos, envolvendo a participação de mais de 2 mil pessoas.

Por intermédio de diversos comitês técnicos de normalização e certificação, a entidade já estabeleceu 100 normas técnicas que são respeitadas no Brasil e no Mercosul.