Publicado em 06 de junho de 2013 por Mecânica de Comunicação
Preocupação com segurança impulsiona o mercado de Engenharia Diagnóstica
O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (5), pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Leia mais
Palestra promovida pelo Instituto de Engenharia (IE) sobre Engenharia Diagnóstica realizada nesta quarta-feira, dia 5, no Construction Congresso destacou que problemas recentes, como o da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, fizeram com que a disciplina ganhasse importância. Isso porque o trabalho do engenheiro nessa área deverá ir além da constatação dos problemas, agregando análises e origem das falhas.
Segundo Tito Livio Gomide, membro do IE, um exemplo dessa nova realidade é o projeto de lei do Senado, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que trata da Inspeção Predial Nacional. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (5), pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), e deve seguir para a Câmara dos Deputados. Caso se torne lei, edifícios residenciais e comerciais, escolas, igrejas, teatros, cinemas, viadutos, rodovias, pontes e outras edificações estarão sujeitos a inspeções periódicas. Segundo Gomide, a nova legislação, que já foi aprovada em alguns Estados – como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul -, abrirá mercado para engenheiros que atuarão em inspeções de edificações em uso.
Além das obras que já estão no mercado, os profissionais ligados à Engenharia Diagnóstica poderão ainda atuar na inspeção de imóveis na hora da entrega ao comprador, no período de garantia e na manutenção da obra. Para Marco Antonio Gullo, membro do IE, a especialização do trabalho do engenheiro nesta área abre a possibilidade de rentabilizar este serviço, que muitas vezes é agregado à tarefa de vistoria.