Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 01 de setembro de 2010

Seminário de movimentação de cargas AFEq – Odebrecht

A Odebrecht convidou o Instituto OPUS para realizar uma palestra em seu Seminário de movimentação de cargas, realizado nos dias 10,11 e 12 de agosto, em Arujá-SP.

A Odebrecht convidou o Instituto OPUS para realizar uma palestra em seu Seminário de movimentação de cargas, realizado nos dias 10,11 e 12 de agosto, em Arujá-SP.

O instrutor palestrante enviado para representar o OPUS foi Oswaldo A. Biltoveni, que é o responsável por ministrar as aulas do curso de Rigger do instituto. O vice-presidente da SOBRATEMA Afonso Mamede abriu o evento que foi restrito para 40 participantes, que vieram de outros países também, como a Líbia, República Dominicana e Venezuela.  Além do instrutor do OPUS, outros três palestrantes se apresentaram os engenheiros: Carlos Gabos e o Jacques da Odebrecht, Gianfranco do Ministério do Trabalho e Travalini representando a Liebherr.

O OPUS se apresentou logo no primeiro dia, com uma palestra de 5 horas de duração, abordando temas que fazem parte do curso de Rigger: Introdução à tabela de carga, Capacidade bruta x Carga líquida, Calculando as lingadas, Calculando o levantamento usando a tabela de cargas (guindaste telescópico), Calculando a redução da velocidade do vento permitida com relação à área da carga. Ao início da palestra houve uma breve explicação do OPUS e dos treinamentos que realiza.

Segundo Oswaldo Biltoveni, “O seminário tinha o objetivo de trocar conhecimento na área, fiquei satisfeito com o conteúdo abordado, acredito que os três dias de seminário agregaram valor e conhecimento, que com certeza serão aplicados e aproveitados pelo OPUS. O material oferecido tem bastante qualidade e ainda pude trocar idéias com os outros palestrantes, o resultado dessa ação foi realmente satisfatório”.

Para saber mais sobre o trabalho do Instituto OPUS, acesse o link com a entrevista do diretor Wilson de Mello Jr.: http://www.tvmetramaq.com.br/, selecionar “Entrevista com o Instituto OPUS”.