Publicado em 11 de maio de 2013
Logweb - BMC apresenta nova empilhadeira a gás e plataformas aéreas
BMC apresenta nova empilhadeira a gás e plataformas aéreas
Mariana Mirrha
A Brasil Máquinas de Construção – BMC (Fone: 11 3302.5450) levou à segunda edição da CeMAT SOUTH AMERICA duas novidades: um novo modelo de empilhadeira a gás Hyundai e plataformas aéreas Imer/Iteco.
Na ocasião, a companhia apresentou a empilhadeira Hyundai GLP 70L-7A movida a GLP. Com capacidade de 6.000 e 7.000 kg, o modelo é equipado com motor GM de 6 cilindros com potência de 70 kW, o que, segundo a empresa, permite uma aceleração mais rápida, mais velocidade e melhor desempenho em diversos tipos de terrenos e inclinações.
O sistema de freio é a disco banhado em óleo, fator que proporciona um desempenho de frenagem eficiente e sem necessidade de manutenção constante. “Acreditamos que a demanda por equipamentos de movimentação de carga irá aumentar significativamente no biênio 2014/2015 e deve permanecer em patamares bastante superiores aos alcançados em 2012”, afirmou Marcos Mendes de Oliveira, gerente nacional de vendas da BMC-Hyundai Empilhadeiras.
Segundo o profissional, a BMC conseguiu crescer 30% em unidades vendidas, enquanto o mercado nacional cresceu 10% em 2012. Para 2013, Oliveira aguarda um crescimento de 12% do mercado, e prevê que a BMC deverá manter o seu crescimento em 30%. “A BMC se estruturou com mais intensidade na rede de distribuição da marca, e isso nos ajudou a crescer mais que o mercado no ano passado”, explicou o executivo.
A companhia se prepara para dar inicio à operação da fábrica de Itatiaia, RJ, fruto do joint venture com a Hyundai. Quando a fábrica foi anunciada, a previsão de capacidade de produção era de 5.000 máquinas por ano para construção pesada.
PLATAFORMAS ELEVATÓRIAS
Também na CeMAT, a BMC fez a introdução das plataformas elevatórias tipo tesoura do grupo italiano Imer/Iteco no portfólio de soluções para o mercado de construção e logística. A Razac Trading, que atua há mais de 15 anos no segmento de comércio internacional e é o braço de desenvolvimento de novos negócios da BMC, em parceria com Ar Tigers, é a responsável pelo desenvolvimento do negócio, e tem como meta atingir 10% de market share em 2013, uma estimativa de venda de 600 unidades no ano. “Daremos suporte para os 32 pontos de vendas da rede BMC, tanto na comercialização dos equipamentos, como no acompanhamento pós-venda. É uma aposta da Razac no setor logístico do país”, explicou Maurício Wroclawski, da Razac Trading.
As plataformas elevatórias têm sensores antiesmagamento e acatam as especificações da Norma Regulatória 18 (NR18) do Ministério de Trabalho. A Norma estabelece regras para o trabalho em altura com medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente da indústria da construção. Além de articuladas, as plataformas têm giro de 355o sobre a própria base, o que permite trabalho em espaços reduzidos, segundo a companhia.
A linha completa de plataformas abrange desde o modelo easy up, com alcance de 5 metros, até o modelo de 20 metros. O equipamento ainda possui sistema de direção e elevação independentes, motor elétrico, dispositivos para descida de emergência manual, superfície antiderrapante no deck, alarme audível de movimento e proteção elétrica das tesouras.
A frota nacional de plataformas aéreas atual é de 15.000 unidades, segundo a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia Para Construção e Mineração. Em 2012, foram comercializados 5.400 equipamentos e, para 2013, a expectativa do mercado é comercializar 6.000 plataformas.