Publicado em 12 de setembro de 2013 por Mecânica de Comunicação
Sobratema: 25 anos de atuação no mercado da construção e da mineração
Entidade se dedica ao desenvolvimento da cadeia produtiva da construção e mineração, promovendo ações de cunho técnico, informativo, educacional e mercadológico
A Sobratema comemora seus 25 anos de atividades. Desde sua fundação, em 12 de setembro de 1988, vem se dedicando ao desenvolvimento da cadeia produtiva da construção e mineração, promovendo ações de cunho técnico, informativo, educacional e mercadológico.
Com o objetivo de disseminar conhecimento e divulgar informações relevantes para os profissionais envolvidos com a área de equipamentos e manutenção, Sobratema lançou, em agosto de 1989, a Revista M&T – Manutenção & Tecnologia. Atualmente, a revista é a principal publicação no segmento de equipamentos para construção e mineração, com conteúdo que inclui tecnologia, lançamentos, economia e mercado, legislação, segurança, melhores práticas de operação e manutenção, capacitação, entre outros. A publicação é mensal, com tiragem de 13 mil exemplares.
No mesmo ano, foi promovido o primeiro Seminário de Manutenção Sobratema, uma iniciativa que complementava o lançamento da Revista M&T, uma vez que possibilitava a propagação do conhecimento, por meio da troca de know-how entre profissionais e empresários. O evento debateu assuntos técnicos como gerenciamento de equipamentos, custos de manutenção, mão de obra e tecnologia. Além de seminários, a entidade organizou palestras e encontros técnicos, e mesas-redondas em diversas cidades brasileiras até 1999, quando passou a chamar seus eventos técnicos, de Sobratema Workshop.
Para difundir o conhecimento e novas tecnologias para o setor de equipamentos para a construção e mineração, a Sobratema criou a primeira feira voltada especificamente para esse segmento: a M&T Expo – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, idealizada em 1994 e promovida em 1995, no prédio da Bienal de São Paulo. Com a presença de 70 expositores, foi marcada por seu perfil técnico e pela entrada dos principais fabricantes, marcas e dealers internacionais no mercado brasileiro. A feira trienal tem apresentado um crescimento a cada edição, em termos de área de exposição, de lançamentos, marcas e empresas participantes, de quantidade de visitantes, e de volume de negócios.
Já em 1995, a Sobratema também criou um novo programa, Missões Empresariais, que tem o objetivo de proporcionar um intercâmbio aos profissionais interessados em vivenciar experiências em feiras internacionais, aumentando, assim, sua bagagem técnico-cultural. A entidade seleciona os principais eventos mundiais e planeja um programa de viagem exclusivo, visando agregar mais valor para o profissional. Aproximadamente 3 mil profissionais participaram dos programas. No ano seguinte, foi ao ar, o portal oficial da Sobratema na web, com informações de todos os produtos oferecidos pela entidade.
Com a M&T Expo, os eventos técnicos, as Missões Empresariais e a Revista M&T estabelecidos, a Sobratema, pensando na formação profissional, em 2001, criou o Instituto Opus, para capacitação, atualização e licenciamento de operadores e supervisores de equipamentos. Por meio de cursos, que envolvem teoria e prática, ministrados por instrutores experientes e capacitados, o Instituto Opus tem o intuito de diminuir o defasado estágio técnico da mão de obra no setor de equipamentos, e de habilitar os profissionais com qualidade e informações atualizadas e as técnicas mais avançadas do mundo. O Opus capacitou mais de 5.000 profissionais de aproximadamente 400 empresas.
Ainda na área de equipamentos, em 2005 a Sobratema iniciou um novo programa, o Custo Horário de Equipamentos, e em 2007, lançou o Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção e o Anuário Brasileiro de Equipamentos para a Construção. Estes três produtos tornaram-se referências para o setor, principalmente, o Estudo de Mercado que permite o dimensionamento da importância econômica do setor e também das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes para os próximos cinco anos, e o Anuário (atualmente, Guia Sobratema de Equipamentos) que reúne e organiza informações e especificações de equipamentos nacionais e importados, separados por famílias de produtos, sendo uma ferramenta relevante para os profissionais do segmento.
Os lançamentos desses dois produtos inéditos para o mercado de equipamentos para construção e mineração reforçaram a missão da Sobratema em disseminar informações relevantes para todos os players atuantes nesses dois segmentos, e contribuir para que as empresas pudessem ter embasamento mercadológico e técnico nas tomadas de suas decisões. Por esse motivo, nos anos seguintes, a entidade expandiu suas ações para um segmento ainda mais amplo: as cadeias produtivas da construção e mineração.
Em 2008, foi publicado e comercializado o primeiro livro da área de editoração: Excelência Operacional – O Desafio da Melhoria Contínua, de autoria do engenheiro mecânico Ivan Montenegro de Menezes.
Em novembro de 2009, foi lançada a revista Grandes Construções, com artigos e reportagens de interesse do setor da construção, e no ano seguinte, em 2010, foi promovido, pela primeira vez, o Sobratema Fórum - Brasil Infraestrutura, com a participação de cerca de 600 profissionais do segmento, e foi publicada a Pesquisa Principais Investimentos de Infraestrutura no Brasil.
Em 2011, foi lançado o canal CHN – Construção Hoje Notícias, foram publicadas a Pesquisa Frota Brasil em Atividade e os primeiros Manuais de Normalização de Equipamentos. No mesmo ano, a Sobratema inovou e lançou duas feiras, a Construction Expo – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura e a M&T Peças e Serviços – Feira Latino-Americana de Peças e Serviços de Equipamentos para Construção e Mineração. As duas feiras receberam 25.944 visitantes e 360 expositores.
Em 2012
O ano de 2012 foi o melhor da história da Sobratema. A M&T Expo, realizada de 29 de maio a 2 de junho, com números recordes que chegaram a 54.597 visitantes, 494 expositores, 1.042 marcas, cerca de 3.500 equipamentos expostos em área de exposição de 62.057 m². A feira também inaugurou a era eletrônica em eventos de grande porte, com credenciamento eletrônico por chip.
O Instituto Opus realizou 97 cursos ao longo do ano, que capacitaram e/ou certificaram 1203 profissionais em especialidades relacionadas às áreas de equipamentos para construção e mineração, o que representa um aumento de 38,75% no número de alunos ante o ano anterior. Para atingir esse resultado, foram criados cinco novos cursos, além da realização de um maior número de cursos in company.
A Sobratema também ampliou sua presença em feiras e congressos no exterior e constituiu novas parcerias e contatos com instituições de diversos países. No total, a área de relações internacionais participou de nove eventos, sendo quatro missões empresariais, três feiras e dois congressos.
Na área de publicações, as Revistas M&T e Grandes Construções e o Guia Sobratema de Equipamentos chegaram aos dispositivos móveis com sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google). Além disso, o Guia passou a ter edições bienais.
A entidade ainda divulgou, pela primeira vez, informações de cinco países da América do Sul no Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção, e atualizou os dados de sua Pesquisa Principais Investimentos em Infraestrutura no Brasil até 2017. Também foram publicados novos manuais de normalização e foram realizados o Sobratema Workshop , o Sobratema Congresso e o Sobratema Fórum com a participação de um público qualificado.