Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 01 de outubro de 2013 por Mecânica de Comunicação

M&T Peças e Serviços: Soluções para gestão de equipamentos levam produtividade ao canteiro de obra

Sistemas de monitoramento de frota, sistemas de eletrônica embarcada e softwares de gestão são três áreas que devem estar na feira em junho de 2014

A administração de uma frota com centenas de equipamentos em canteiros de obras situados em diversos locais no Brasil e, em algumas situações, no exterior, demanda uma estrutura organizacional que alia ferramentas tecnológicas e profissionais qualificados para coletar, analisar e, principalmente, utilizar a informação para ganhos em produtividade. 

Uma das ferramentas mais eficazes, nesse sentido, são os sistemas de monitoramento online de frota, que vêm aumentando sua participação no mercado, uma vez que proporcionam ganhos de produtividade e segurança no canteiro de obras e reduzem custos de manutenção com a frota. “Por esse motivo, essa área agora faz parte do perfil da M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração”, afirma Hugo Ribas Branco, diretor executivo de feiras da Sobratema, promotora do evento, a ser realizado em junho de 2014, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O sistema de monitoramento une dois recursos importates, os sistemas de eletrônica embarcada dos equipamentos com a transmissão de dados via satélites ou redes de celular permitindo coletar, em tempo real, as informações relacionados a motor, transmissão, ciclos de trabalho, acionamentos de implementos, dentre outros, por meio da transmissão de dados via satélites ou redes de celular o que possibilita conhecer a forma como os operadores trabalham e obter os sinais vitais dos equipamentos. Além disso, a empresa poderá promover programas de capacitação e cursos de reciclagem aos profissionais que apresentarem maior incidência de falhas ou premiações em caso de eficiência e produtividade. 

Outra ferramenta utilizada pelas construtoras e mineradoras para aumento da produtividade e redução dos custos com a manutenção do equipamento são os softwares de gestão de frota que possibilitam realizar um gerenciamento completo sobre todas as operações das máquinas da empresa, desde a aquisição até a venda ou renovação. “Essas soluções levam inteligência para atividades estratégicas da empresa e, por isso, também estão contempladas no perfil da M&T Peças e Serviços”, diz Ribas. 

A feira contará com outro setores, incluindo, peças, componentes e serviços de pós-venda, sistemas de transmissão, sistemas hidráulicos e pneumáticos, sistemas elétricos,  pneus e material rodante, lubrificantes, filtros, laboratórios de análise, sistemas de controle, ferramentas de penetração no solo e desgaste, máquinas operatrizes de ferramentas para oficina, equipamentos de segurança, EPI, equipamentos leves, dispositivos de amarração e içamento de carga, produtos e sistemas para controle ambiental, prestação de serviços de manutenção, simuladoes de operação, sistemas de navegação, seguradoras, transportadoras e formação e capacitação de mão de obra.

Em 2011, a M&T Peças e Serviços atraiu 25.944 visitantes e 360 expositores, sendo 126 empresas internacionais, representando 14 países: Canada, Chile, China, Coréia do Sul, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Peru, Singapura, Suíça e Taiwan. 


Congresso

Simultaneamente à feira, a Sobratema realizará a M&T Peças e Serviços Congresso, com o objetivo de propiciar um amplo acesso e difusão à informação e conhecimento ligados ao segmento de gestão, pós-venda, peças e insumos de equipamentos para construção e mineração. 

O evento irá reunir especialistas para debater os principais temas relacionados a esse segmento, como por exemplo, capacitação, novas tecnologias, produtividade, sustentabilidade e automação, mostrando, ainda, as tendências e novidades do mercado no Brasil e na América Latina.