Publicado em 06 de novembro de 2013 por Mecânica de Comunicação
Estrutura de pós-venda torna-se diferencial competitivo para fabricantes de equipamentos para construção e mineração
M&T Peças e Serviços ressaltará a importância e os diferenciais desse segmento
Atualmente, estão disponíveis no mercado nacional 1.674 equipamentos, de 108 diferentes marcas, nas áreas de escavação, carga, transporte, pavimentação, concretagem e movimentação de materiais, segundo o Guia Sobratema de Equipamentos 2012-2014. A maioria dessas máquinas tem como característica marcante o alto nível tecnológico, com aplicabilidades diversas e muita eletrônica embarcada. A sofisticação presente em praticamente todas as marcas tem sido benéfica para a evolução do setor, uma vez que elevam a produtividade na operação e a qualidade do produto final.
No entanto, os recursos tecnológicos vêm deixando o primeiro lugar em termos de diferencial competitivo, já que são muitos os modelos com dispositivos eletrônicos avançados ofertados no País, e uma nova área vem assumindo essa posição: o pós- venda. Como os cronogramas e os recursos estão cada vez mais enxutos em uma obra, os equipamentos precisam estar funcionando de maneira produtiva, racional e efetiva e, em hipótese alguma, podem ficar parados. Assim, a política, estratégia e sistema de pós-venda do fabricante são determinantes para um atendimento ágil e adequado e o suporte eficaz, muitas vezes, no próprio campo da operação.
Uma máquina parada, por exemplo, representa muitos prejuízos para os usuários do equipamentos. Por isso, um serviço de pós-venda de alto nível passa a ser preponderante para que todos os ganhos obtidos com a tecnologia embarcada e os sistemas eletrônicos avançados sejam potencializados com o contínuo uso do equipamento em campo. Além disso, alguns fabricantes incluíram em seus programas de pós-venda a capacitação dos profissionais para operar corretamente as máquinas.
Nesse cenário de valorização e importância crescente do setor de pós-venda dos equipamentos para a construção e para a mineração, a Sobratema realizará um nova edição da M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, entre os dias 3 e 6 de junho de 2014, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A feira reunirá, em um único local, os principais players desse setor para apresentar todo o seu potencial de atendimento da demanda de construtoras, mineradoras, frotistas e locadoras. “Nosso objetivo é que os fabricantes de equipamentos tenha a oportunidade de mostrar ao comprador o alto nível de seu sistema de pós-venda e seus diferenciais”, destaca Hugo Ribas Branco, diretor executivo de feiras da Sobratema.
A M&T Peças e Serviços irá apresentar uma série de lançamentos desse segmento, tornando-se uma vitrine de inovações tecnológicas para os profissionais que atuam no setor. Em uma área total de exposição de 36 mil m², são esperados cerca de 18 mil visitantes e 280 expositores. A feira contará com os seguintes setores: soluções tecnológicas para monitoramento e controle à distância dos equipamentosde, sistemas de eletrônica embarcada, sistemas de telemetria, sistemas de navegação, simuladores de operação, softwares de gestão, sistemas de transmissão, sistemas hidráulicos e pneumáticos, sistemas elétricos, pneus e material rodante, lubrificantes, filtros, laboratórios de análise, sistemas de controle, ferramentas de penetração no solo e desgaste, máquinas operatrizes de ferramentas para oficina, equipamentos de segurança, EPI, equipamentos leves, dispositivos de amarração e içamento de carga, produtos e sistemas para controle ambiental, prestação de serviços de manutenção, seguradoras, transportadoras e formação e capacitação de mão de obra.
Informações: http://www.mtps.org.br/
Congresso
A M&T Peças e Serviços conta com um Congresso, que será realizado em paralelo, ao próprio título do evento, reforçando assim a proposta de propiciar ao visitante um ambiente de amplo acesso à informação, difusão de novas tecnologias e conhecimentos do segmento.
O M&T Peças e Serviços Congresso acontecerá nos dias 4 e 5 de junho de 2014 e irá reunir especialistas para debater os principais temas relacionados a esse segmento, como por exemplo, capacitação, novas tecnologias, produtividade, sustentabilidade e automação, mostrando, ainda, as tendências e novidades do mercado no Brasil e na América Latina.
Informações: http://www.mtpscongresso.com.br/