Publicado em 02 de dezembro de 2013 por Mecânica de Comunicação
Demanda de serviços de pós-venda deve acompanhar o ritmo de crescimento das vendas de equipamentos para construção
Estudo da Sobratema aponta para uma elevação de 13% na comercialização de máquinas da linha amarela neste ano
A área de pós-venda deve apresentar uma demanda crescente no ano de 2014, em decorrência dos resultados positivos obtidos, neste ano, pelo segmento de máquinas e equipamentos para construção. De acordo com o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, mais de 74,1 mil máquinas novas entrarão no mercado em 2013, o que representa um crescimento de 5% na comparação com 2012, quando foram comercializadas 70,3 mil unidades.
Esse resultado ainda é mais expressivo quando se trata da comercialização de máquinas da linha amarela (terraplenagem e compactação). Neste ano, o Estudo aponta para uma elevação estimada de 13% nas vendas, alcançando 33,3 mil unidades contra mais de 29,4 mil unidades comercializadas em 2012. O desempenho geral de outros equipamentos para construção, um grupo heterogêneo formado por gruas, guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos e tratores de pneus, também deve apresentar uma alta de 19% em vendas em 2013.
Esse cenário positivo para a área de equipamentos para a construção deverá beneficiar o segmento de pós-venda. “Com isso, a M&T Peças e Serviços será uma oportunidade perfeita para que as empresas desse segmento apresentem suas novidades, suas soluções e sua tecnologia para atender essa demanda crescente”, afirma Hugo Hugo Ribas Branco, diretor executivo de feiras da Sobratema, promotora do evento, a ser realizado entre os dias 3 e 6 de junho de 2014, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Além de ser uma vitrine de exposições de lançamento da área de pós-venda, a M&T Peças e Serviços também pretende ressaltar a importância desse segmento para a manutenção da produtividade, para o cumprimento de cronogramas, cada vez mais enxutos, e para a competitividade dos usuários de equipamentos para construção e mineração. “Atualmente, a oferta de uma estrutura de qualidade de pós-venda pode ser determinante na escolha por um ou por outro equipamento”, explica Ribas.
A feira deve contar com cerca de 18 mil visitantes e 280 expositores. Entre os setores contemplados estão: soluções tecnológicas para monitoramento e controle à distância dos equipamentos de, sistemas de eletrônica embarcada, sistemas de telemetria, sistemas de navegação, simuladores de operação, softwares de gestão, sistemas de transmissão, sistemas hidráulicos e pneumáticos, sistemas elétricos, pneus e material rodante, lubrificantes, filtros, laboratórios de análise, sistemas de controle, ferramentas de penetração no solo e desgaste, máquinas operatrizes de ferramentas para oficina, equipamentos de segurança, EPI, equipamentos leves, dispositivos de amarração e içamento de carga, produtos e sistemas para controle ambiental, prestação de serviços de manutenção, seguradoras, transportadoras e formação e capacitação de mão de obra.
Congresso
Um das novidades da M&T Peças e Serviços em 2014 é contar com um Congresso integrado ao evento, reforçando, assim, a proposta de propiciar ao visitante um ambiente de amplo acesso à informação, difusão de novas tecnologias e conhecimentos do segmento.
O M&T Peças e Serviços Congresso foi formatado para contar com seminários que abordarão os principais temas relacionados a esse segmento, como por exemplo, capacitação, novas tecnologias, produtividade, sustentabilidade e automação, mostrando, ainda, as tendências e novidades do mercado brasileiro.
A Sobratema responde pela organização do Congresso, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho de 2014, no mesmo local da feira, o Centro de Exposições Imigrantes. A entidade coordenará três seminários, sendo um deles do Instituto Opus. Os demais seminários serão promovidos por entidades apoiadoras da feira.