Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 24 de dezembro de 2013

DCI - Profissionais da área de construção passarão por certificação

Profissionais da área de construção passarão por certificação

Agências
SÃO PAULO

A Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) e a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) fecharam recentemente uma parceria para fornecer certificação para alguns profissionais que atuam no segmento de içamento e movimentação de cargas como o Rigger, o Supervisor de Rigging e o Sinaleiro Amarrador.

A parceria proporcionará, ao mercado, a plena garantia de que o profissional da área possui a qualificação e a capacitação adequada para desempenhar e executar suas atividades com qualidade e segurança, de acordo com os padrões estabelecidos pelas normas regulamentadoras.

Para Antônio Luís Aulicino, gerente de relações institucionais da Abendi, "a certificação é um grande diferencial para o profissional, pois reforça seu comprometimento com o cumprimento das normas e dos padrões de qualidade e segurança estabelecidos". Aulicino continua: "Já para as empresas, a certificação proporciona ganhos de competitividade com a melhoria dos serviços prestados, com a diminuição do 'retrabalho, com a redução de custos com seguros e com a redução de sinistros como danos, perdas de equipamentos e cargas e afastamento de operadores".

Para Wilson de Mello Jr., diretor do Instituto Opus da Sobratema, a busca por profissionais neste segmento vem crescendo e, com isso, além da formação, torna-se essencial comprovar sua qualificação. "Assim, o processo de certificação contribui para uma capacitação adequada dos profissionais e, consequentemente, reduz os riscos de acidentes que podem causar sérias sequelas às pessoas envolvidas", destaca.

"A experiência da Sobratema na capacitação de pessoas, somada à credibilidade e ao reconhecimento da Abendi na área de certificação garantem que aquele profissional é realmente apto e diferenciado para o trabalho com movimentação e içamento de carga", acrescenta o diretor. A certificação dos profissionais está prevista para ter início em dezembro deste ano, no Instituto Opus, o centro de treinamentos da Sobratema.

A Abendi e a Sobratema formaram um Conselho de Certificação e um Bureau que contam com a participação de especialistas do segmento a fim de estabelecer os padrões a serem usados no processo de certificação.