Publicado em 23 de janeiro de 2014 por Mecânica de Comunicação
Sobratema Workshop 2014 analisará os desafios e soluções na gestão de riscos em obras
Com prazos cada vez mais enxutos e a busca por produtividade e sustentabilidade nas construções, a gestão de riscos ganha ainda mais importância na construção
O Sobratema Workshop 2014, a ser realizado no dia 8 de abril, em São Paulo, irá debater diversos aspectos relacionados ao tema central, “Gestão de Riscos nas Obras – Desafios e Soluções”, a fim de levar conhecimento técnico e mercadológico aos empresários, gestores, engenheiros, profissionais e especialistas de construtoras, seguradoras, e consultorias de projetos, e representantes técnicos de órgãos governamentais e contribuir para uma gestão mais eficiente dos riscos nas construções.
De acordo com Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema, o tema proposto é atual, principalmente, pelo momento único que passa o Brasil, com o crescimento da quantidade de obras na área de infraestrutura em todo o território nacional, a tendência de cronogramas mais enxutos e a busca constante pela produtividade e sustentabilidade.
“Esses fatores contribuem para uma gestão cada vez mais eficiente dos riscos, já que uma avaliação incorreta pode implicar em atraso no atendimento ao prazo da construção, no embargo da obra e até, em situações extremas, em sua inviabilidade por questões financeiras”, explica Auler Neto. Segundo uma pesquisa da Sobratema, até 2018, estão previstos investimentos da ordem de R$ 1,19 trilhão nesse segmento. São 8.300 obras em andamento, em projeto ou intenção, em oito setores da economia – óleo e gás, transporte, energia, saneamento, indústria, infraestrutura de habitação, infraestrutura esportiva e outros.
O evento contará com quatro palestras que abordarão informações relevantes sobre riscos ambientais, riscos logísticos, segurança do trabalho e avaliação de riscos e seguros nos canteiros de obras. “Os tipos de riscos existentes na construção são variados e precisam ser levantados, analisados e monitorados. Para o Sobratema Workshop, selecionamos quatro categorias que são importantes e sempre consideradas na obra”, afirma Auler Neto.
A primeira palestra de Marco Martins, consultor do Proam – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, tratará de um caso real na área de riscos ambientais: trecho Norte do Rodoanel, em São Paulo. Na sequência, o professor Hélio Flavio Vieira, do Departamento de Engenharia Civil da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, apresentará ações para remediar contingências e minimizar os riscos logísticos na construção civil.
Luiz Augusto Timbó, sócio e diretor executivo da LTSEG Corretora de Seguro, ministrará a terceira palestra, e falará sobre avaliação de riscos e seguros nos canteiros de obras, incluindo os aspectos que devem ser considerados na elaboração da matriz de riscos nas obras. Por fim, Cosmo Palásio de Moraes Jr., diretor estadual do SINTESP – Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo, informará os tipos de acidentes e suas consequências na construção civil.
Para Auler Neto, o Sobratema Workshop será uma oportunidade ímpar para ampliar o conhecimento na área de gerenciamento de riscos, que exige avaliações e monitoramentos contínuos. “Uma gestão eficiente também contribui para a competitividade no canteiro de obras, minimizando riscos e possíveis perdas de diferentes gêneros no processo”, finaliza.