Publicado em 24 de janeiro de 2014 por Mecânica de Comunicação
M&T Peças e Serviços terá Salão da Tecnologia, Segurança e Sustentabilidade
Feira será realizada entre os dias 3 e 6 de junho de 2014, no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo.
A M&T Peças e Serviços contará com o Salão de Tecnologia, Segurança e Sustentabilidade. A divulgação dessa ação inédita foi feita por Afonso Mamede, presidente da Sobratema, durante evento realizado nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, que reuniu mais de 160 profissionais e empresários do segmento da construção e mineração e debateu o futuro e os diferenciais competitivos do pós-venda e da gestão de equipamentos.
O Salão de Tecnologia, Segurança e Sustentabilidade tem o objetivo de levar o visitante a conhecer o que o segmento vem fazendo em termos de inovação para melhorar em diversos aspectos a experiência e o custo-benefício para o usuário do equipamento. Para isso, esse espaço exclusivo reunirá, em um único local, os conceitos inovadores dos fabricantes de máquinas e de componentes e peças que estão participando da feira. Uma ótima oportunidade para apresentar tendências e ressaltar os diferenciais competitivos de cada marca.
O evento foi aberto por Hugo Ribas Branco, diretor executivo de feiras da Sobratema, que agradeceu a presença dos convidados e informou que a entidade projeta com segurança o sucesso da M&T Peças e Serviços, uma vez que ela já conta com mais de 13 mil m² de área reservada e comercializada. A feira será realizada entre os dias 3 e 6 de junho de 2014, no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo.
Na sequência, Yoshio Kawakami, consultor da Raiz Consultoria, proferiu palestra sobre a importância dos serviços de pós-venda para a competitividade e quais são as tendências para esse segmento. “A parte “hard” (estrutural) está mais equalizada entre as grandes marcas, com isso o lado “soft” (suporte ao cliente e tecnologia) passa a ser valorizado, sendo um diferencial importante para o fabricante”, explicou.
No caso de tendências para o segmento, Kawakami aponta o conceito IVHM (Integrated Vehicle Health Management ou Gerenciamento Integrado da Saúde do Equipamento) como uma inovação que possui inúmeros benefícios, incluindo, a ampliação do ciclo de vida do produto com saúde, a realização de diagnósticos e prognósticos mais precisos, antecipação à falha, maior preparação e redução do tempo para manutenção, e potencial de aprimoramento da confiabilidade do produto. Esse último benefício citado é um dos mais importantes, já que, nos últimos anos, segundo Kawakami, “o patamar de qualidade e confiabilidade dos equipamentos tem se mantido estável, sem avanços significativos”.
A segunda palestra foi ministrada por Elson Rangel, líder da área de Pessoas e Organização (P&O) e Engenharia da área de Equipamentos da Construtora Norberto Odebrecht, que abordou o tema gestão de equipamentos para construção e mineração e trouxe exemplos das tecnologias utilizadas pela CNO nessa área. “Nós temos três linhas de pesquisa em termos de inovação – pessoas, processos e equipamentos”, afirmou.
Entre as tecnologias utilizadas pela Odebrecht na área de equipamentos estão sistemas de monitoramento e soluções para o controle da máquina; e na parte de processos estão a qualimetria operacional, totens e sistemas de automação. No caso de pessoas, Rangel destacou uma diversidade aplicativos utilizados para garantir a segurança operacional, o desenvolvimento profissional e a preservação do meio-ambiente, incluindo, o etilômetro, usado em Angola para medição do nível de álcool do operador do equipamento, o indicador de báscula erguida, o portal E-learning, sensores de detecção de pessoas e objetos, simuladores, sistemas anticolisão para gruas de torre, usada na Venezuela, e soluções ambientais, como trituradores de lâmpadas e lavadores de peças.
A íntegra das palestras está disponível para download em:
Congresso
Outra novidade da M&T Peças e Serviços é o Congresso, realizado paralelamente à feira, propiciando ao visitante um ambiente de amplo acesso à informação, difusão de novas tecnologias e conhecimentos do segmento.
O M&T Peças e Serviços Congresso será realizado nos dias 4 e 5 de junho de 2014 e irá reunir especialistas para debater os principais temas relacionados a esse segmento, como por exemplo, a apresentação das tecnologias das escavadeiras híbridas, capacitação, novas tecnologias, produtividade, sustentabilidade e automação, mostrando, ainda, as tendências e novidades do mercado no Brasil e na América Latina.
O Congresso será coordenado pela Sobratema e contará com seminários a serem promovidos pela entidade e, também, por outras associações apoiadoras da feira.