Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 26 de fevereiro de 2014 por Mecânica de Comunicação

Sobratema Workshop 2014: Riscos logísticos em uma obra podem ser mitigados com planejamento

Melhor aplicação de recursos, de materiais e da mão de obra, e aumento de produtividade são outros ganhos decorrentes do planejamento

A construção civil brasileira vem passando por transformações nos últimos anos com o crescimento dos empreendimentos imobiliários e os investimentos para reduzir gargalos existentes na infraestrutura de transportes, energia e saneamento. Materiais com melhor qualidade, modelos construtivos diferenciados, equipamentos com alta tecnologia embarcada têm contribuído para que o setor torne-se mais eficiente em questões relativas à produtividade, sustentabilidade e competitividade.

No entanto, do ponto de vista do professor Hélio Flavio Vieira, do Departamento de Engenharia Civil da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, enquanto o mercado da construção civil não compreender a importância do planejamento logístico em uma obra, dificilmente, alcançará um nível de excelência. “A logística é responsável pelo  gerenciamento estratégico dos fluxos de materiais, serviços e mão de obra e das informações associadas, e seu objetivo é a maximização da produtividade e do nível de serviço”, define. 

Sem um planejamento logístico eficiente, que é realizado antes do início da obra e envolve todos os fatores para sua execução, desde aspectos externos de mercado até o canteiro, os riscos podem se tornar mais iminentes, como por exemplo, a descontinuidade produtiva por falta de mão de obra e/ou materiais, por utilização de equipamentos inadequados, por ausência de uma política de manutenção e por necessidade de retrabalhos. “Por isso, sem dúvida, a logística pouco desenvolvida é a principal causa apontada para justificar a ineficiência produtiva”, avalia Vieira, que será um dos palestrantes do Sobratema Workshop 2014, a ser realizado no dia 8 de abril, em São Paulo, e cujo tema central é “Gestão de Riscos nas Obras – Desafios e Soluções”. 

De acordo com o professor da FURB, a falta de recursos no canteiro pode levar, inclusive, a atrasos dos cronogramas da obra, acarretando em multas, improvisações e gastos financeiros extras que podem interferir na competitividade da construtora. “Esse risco pode ser minimizado ou, até mesmo, eliminado. Para isso, basta efetuar, com critério o planejamento logístico prévio de uma obra”, explica. “No Brasil, se planeja em dois ou três meses e se constrói em dois ou três anos. No Japão, se planeja em um ano ou mais e se constrói em seis meses. Por isso, a palavra é planejamento”, finaliza.

Além de Vieira, o Sobratema Workshop 2014 contará com mais três apresentações. A palestra sobre riscos ambientais será -ministrada por Marco Martins, consultor do Proam – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, e a apresentação sobre os acidentes e seus impactos será tratado por Cosmo Palásio de Moraes Jr., diretor estadual do SINTESP – Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo. Háverá ainda uma palestra sobre avaliação de riscos e seguros nos canteiros de obras, incluindo os aspectos que devem ser considerados na elaboração da matriz de riscos nas obras. Ao final, os palestrantes participarão de um debate a ser moderado por Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema.
 
O Sobratema Workshop 2014 é direcionado a empresários, gestores, engenheiros, profissionais e especialistas de construtoras, seguradoras, e consultorias de projetos, e representantes técnicos de órgãos governamentais e será uma oportunidade ímpar para ampliar o conhecimento na área de gerenciamento de riscos.

Serviço:
Sobratema Workshop 2014
Tema: Gestão de Riscos nas Obras – Desafios e Soluções
Data: 08 de abril de 2014
Horário: 13h00 às 18h30
Local: Centro Brasileiro Britânico – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros – São Paulo – SP